Dia da vitória
Faz tempo. Dia 6 de junho. Estádio Mineirão. Atlético/MG 0 x 1 Ceará. O alvinegro cearense estava no auge sob o comando de PC Gusmão. Foi o último jogo do Ceará antes da Copa. E a sua última vitória. Mal sabia o torcedor que exatamente ali estava terminando a fase de triunfos do Ceará. Depois disso, só empates e derrotas. E uma descida significativa na classificação. A torcida cansou. Hoje o técnico Mário Sérgio estreia diante do Grêmio. Esperança de mudança e retomada. Desafio: transformar a inoperante peça ofensiva alvinegra numa arma poderosa. Ou, como ele mesmo disse, equilibrar compartimentos: defesa, meio-de-campo e ataque. Não adianta continuar com a melhor defesa da Série A, se pífio for o ataque, se pífio o meio-de-campo. Expectativa, ansiedade, sobre o novo momento. Só a vitória espantará fantasmas.
Relação
Finalmente, Magno Alves entrou na relação. Aliás, não entendi a razão por que ele não foi deixado aqui, quando poderia ter estreado contra o Flamengo. Tudo bem. Pelo menos parece que desta vez ele vai. Gostei de ver de volta o nome de Eusébio. No meu entendimento, jogador extremamente útil pela doação, além da versatilidade de jogar na ala esquerda e na meia. Júnior Cearense também no bloco. Ótimo. Se tiver sequência de jogos, certamente ele se estabelecerá.
Preocupação
Sem Peter, Cleber Goiano, Marcus Vinícius e Leandro, dor de cabeça para Zé Teodoro, máxime com relação ao setor de contenção. Sendo assim, muda tudo. Vai de Régis e Danilo Portugal. Acima da qualidade técnica valerá a superação. Ouvi a entrevista de Finazzi. Otimista. Importante ver de volta o ótimo goleiro Fabiano, recuperado de contusão. O jogo em Belém é sempre muito complicado, difícil. Modelo 4-3-3, até pelos motivos expostos, teve de ficar para outra oportunidade. É compreensível. Pontuar em Belém virou necessidade para evitar que o Águia possa complicar a vida do Leão na última partida da atual fase. Segundo o presidente Renan Vieira, o ânimo no grupo está muito bom.
Responsabilidade
O técnico Mário Sérgio sabe que empate não interessa. Se interessasse, o Ceará não teria demitido Estevam Soares. A meta é levar de volta a Porangabuçu o mérito de três pontos por partida, visando a recuperar a margem aberta por PC Gusmão e que foi consumida após a saída deste para o Vasco. Taí a responsabilidade do novo treinador.
Ao vivo
O show da TV Diário está garantido. Amanhã, às 15h45, Paysandu x Fortaleza, ao vivo, com exclusividade, direto de Belém. Narração: Kaio Cézar; comentários: Mirandinha; análise de arbitragem: Marcos Brasil; reportagem: Ana Cláudia Andrade; participação especial: Renato Abreu. A TV Diário é assim: ora na África do Sul, ora em Rio Branco no Acre, ora em Santarém no Pará. Hoje em Santa Maria de Belém do Grão Pará. Sozinha.
Notas & notas
A Escolinha Craque Rubro-Negro, projeto oficial do Flamengo/RJ, já está em mais de 100 cidades no Brasil e no mundo. Agora chegou a Fortaleza e reunirá meninos e meninas entre 6 e 17 anos que tenham sonho profissional. Matrículas no Náutico Atlético Cearense (futsal) e no Toque de Bola. Informações: 4141.4849 e 9640.0004. /// O homenageado de hoje no Recordando, ex-goleiro Gilmar, há dez anos enfrenta problemas de saúde.
Recordando
Amanhã, o goleiro Gilmar dos Santos Neves (na foto ele abraça Pelé), completará 80 anos. Atuou de 1950 a1969. Conquistou 37 títulos de campeão: 15 pela Seleção Brasileira (incluindo bimundial 1958/62), 17 pelo Santos (incluindo o bimundial de clubes 1962/63) e 5 pelo Corinthians). Defendeu apenas 3 clubes: Jabaquara, Corinthians e Santos. (Dados de Airton Fontenele).