Outro tempo
O horário do fim do jogo Ceará x Corinthians não me permitiu analisar o resultado da partida. Espero que tenha sido bom para o alvinegro cearense. Mudando o foco, ontem meditei sobre a reação do torcedor diante dos fracassos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. Há algumas décadas, quando a Canarinho voltava da Copa sem o caneco, havia um recuo da torcida que ficava bom tempo afastada dos estádios. Era uma espécie de prostração decorrente do fracasso. Um ar de funeral tomava conta do futebol. E somente com o passar dos meses os torcedores gradualmente iam retornando às praças esportivas, movidos pela antiga paixão. Prova disso está na própria torcida do Ceará que ontem superlotou o Castelão, numa prova de efetivo amadurecimento. A decepção da Copa do Mundo passou. Já se vive um outro tempo.
Juventude
Um time para alcançar equilíbrio tem de dosar a presença de jovens e veteranos. Há o momento adequado para usar numa proporção correta a faixa etária mais conveniente. No Fortaleza, a força da juventude está com o lateral-esquerdo Guto. Não raro faço-lhe referências elogiosas. Guto superou a fase de indecisão que todo atleta experimenta no início da carreira. Ele hoje se mostra seguro e com personalidade para absorver possíveis erros. Será muito útil nesta Série C.
Jogos da TV
A TV Diário mostrará os jogos que o Fortaleza fará fora de casa, válidos pela Série C nacional. O primeiro será no dia 24 de julho, um sábado, às 19 horas, direto de Rio Branco no Acre. O segundo será no dia 28 de julho, às 20 horas, diante do São Raimundo, direto de Santarém no Pará. O terceiro será no dia 22 de agosto, às 16 horas, diante do Paysandu, direto de Belém no Pará. O quarto jogo será no dia 19 de setembro, às 16 horas, diante do Águia de Marabá. A iniciativa da TV Diário permitirá que o torcedor do Leão possa acompanhar e avaliar ao vivo o desempenho de sua equipe. Na Série C estão times importantes como ABC/RN, Gama, Marília/SP, Caxias/RS e Campinense/PB, dentre outros.
Série A na mira
O que parecia utopia começa a ser sonho alcançável pelo Icasa: subir para a Série A. O Verdão, após a goleada sobre o Paraná (3 a 0), está a dois pontos do G-4 e a três pontos do líder. E o mais importante: o Verdão voltou jogando limpo, bonito e com muita eficiência. Mais uma vez o técnico Flávio Araújo confirma seu sucesso no futebol juazeirense.
Reação empolga
O Icasa começou mal o certame. Na época, a não liberação do Estádio Mauro Sampaio (Romeirão) contribuiu para as primeiras perdas de ponto. A reação, porém, logo se desenhou. No início, mesmo quando jogou bem, os tropeços continuaram. Exemplo disso ocorreu na derrota para o Vila Nova em Goiânia. Mas, desde quando ajustou produção e conclusão, o Icasa deslanchou de vez. E já agora sabe que tem condição de encarar qualquer adversário.
Ecos da Copa
Pela primeira vez os quatro maiores goleadores da Copa marcaram cinco gols (Forlán, David Villa, Müller e Sneijder). /// A Copa 2010 foi a sexta tendo prorrogação na final (1934, 1966, 1978, 1994 e 2006). /// Pela primeira vez dois irmãos enfrentaram-se numa Copa: Jerome Boateng (Alemanha) e Derek Boateng (Gana). Isso em decorrência da naturalização de Jerome Boateng que optou pela nacionalidade Alemã. (Dados de Airton Fontenele).
Recordando
Década de 90. Zagueiro Aldemir, na época em que defendeu o Fortaleza. Ele se destacou pelo vigor físico. Também jogou no Ceará e no Ferroviário, sempre com a eficiência de sempre. Faz tempo não o vejo. Não sei qual a profissão que abraçou após encerrar a carreira. Aldemir marcou a sua vida pelo exemplo de profissional sério, dedicado. (Colaboração de Ricardo Amorim).