Retomada geral
Quem será quem a partir de agora? A paralisação de mais de mês no Campeonato Brasileiro tirou dos cronistas a possibilidade de uma avaliação continuada. Agora, como disse Estevam Soares, técnico do Ceará, "será um outro campeonato". O Corinthians, líder, empolga multidões como clube de massa que é. E o Ceará não deixa por menos, máxime na posição de vice-líder. A pergunta mais comum nos últimos dias: voltará o Vozão com o mesmo ritmo e a mesma pegada da época de PC Gusmão? A falta de jogos oficiais terá quebrado a consistência que até antes da paralisação do certame estava em franco progresso? Essas indagações não comportam segura resposta no momento. É difícil saber que consequências o recesso trouxe. Somente quando a bola rolar ter-se-á uma ideia sobre a nova situação de cada clube.
Os gols
O atacante Washington tem reencontrado no Ceará o ambiente ideal para a sua retomada. Os gols que marcou foram de suma importância e todos de bela feitura, na característica própria dos grandes finalizadores. O gol que fez no jogo com o Santos, na Vila Belmiro, foi resultado da perfeita colocação que costuma ter na aérea. E gol que fez o Atlético, no Mineirão, confirmou o que na Vila havia começado, ou seja, a nova fase de realizações. Acredito que hoje não será diferente.
Formações
Quanto aos times que estarão em campo, nada de novidade. O Corinthians terá Roberto Carlos, Elias, Danilo, Defederico e Iarley, que trabalharam bem nos amistosos que o timão realizou. Ronaldo, Jorge Henrique e Dentinho estão vetados. Portanto, tudo dentro do esperado. O Ceará também não mudou muito com relação ao time que vinha jogando na época de PC Gusmão. Entram Jorge Luís e Careca no lugar de Anderson e Heleno, que não poderão atuar. A presença confirmada de Washington garante melhor poder de finalização. Mas a ausência de Anderson e Heleno tem seu peso, pois os dois vinham mantendo maior coesão e entrosamento entre defesa e meia-cancha.
Confiança no elenco
Até hoje procuro entender como o Fortaleza desceu para a Série C. Não consigo. Pela boa qualidade do elenco tricolor, jamais imaginei que tal situação fosse acontecer. Por isso acredito na volta do time do Pici à Série B nacional. Se toda boa equipe começa por um bom goleiro, taí o Fabiano. No mais, o competente Zé Teodoro sabe de cor o caminho da ascensão.
Reparo
A Copa do Nordeste, inspirada no sucesso do antigo Nordestão, não tem sabido usar a fórmula vitoriosa que marcou a competição na década de 60. Por diversos motivos, não raro os times usam formações reservas. No Estádio Rei Pelé, um jogo foi suspenso em razão da falta de desfibrilador na ambulância. Se não for feita uma correção de rumo, a Copa do Nordeste correrá o risco de definhar pela falta de interesse e de objetivos.
Curiosidades
A Espanha foi, nas 19 Copas, o time campeão que menos gols marcou: oito. Em compensação, junto com França (1998) e Itália (2006), foi o time campeão do mundo que menos gols sofreu: dois. /// A média de gols da Copa 2010 foi 2,26, a segunda mais baixa de todos os certames. A pior foi a da Copa da Itália (1990): 2,21. /// Pela primeira vez, Argentina, Brasil, Itália e Alemanha não estiveram disputando a final. (Pesquisa de Airton Fontenele).
Recordando
Década de 1960. O notável e saudoso goleiro Aloísio Linhares, que brilhou no Ceará, Ferroviário e Seleção Cearense. Ei-lo com a camisa número 1 do Ceará. Aloísio também se destacou no futebol pernambucano, onde ganhou títulos pelo Náutico Capibaribe de Recife. Ele está no rol dos melhores goleiros do futebol cearense em todos os tempos. (Colaboração de Elcias Ferreira).