Relacionamento difícil
O técnico Dunga tem tido extrema dificuldade na sua convivência com a imprensa. Tudo ainda decorre do ranço da Copa de 1994, quando ele, então volante da seleção brasileira, foi alvo de impiedosas críticas que culminaram com a criação, em sentido pejorativo, da chamada "Era Dunga". Como atleta, segundo alguns "sábios" cronistas, ele representava o oposto do futebol-arte. Sempre discordei dos que assim o tratavam, pois achava eficiente o futebol dele. Hoje, cronistas recalcitrantes continuam não o aceitando, máxime no comando da Canarinho. Soltam piadinhas maldosas e vão irritando o treinador, que precisa aprender a ser altivo diante de seus algozes. Se não tiver habilidade, ele enfrentará novos problemas. Repórteres bobinhos existem em toda parte. Cabe ao Dunga, com respeito e inteligência, neutralizá-los.
Conhecimento
Dimas Filgueiras continua dando baile de conhecimento quando o assunto é futebol. Convidado pela TV Diário para participar dos debates após os jogos da Seleção Brasileira, Dimas há demonstrado competência na apreciação dos fatos, fazendo leitura constante das mudanças táticas no transcorrer das partidas. Não por acaso, é ele um dos maiores ganhadores de títulos do Estado do Ceará, quer como jogador, quer como técnico, quer como supervisor. Dimas sabe mesmo.
Confronto
O técnico esperto não parte para o confronto nem com a crônica nem com a torcida. Há meios para evitar os atritos. Verdade que isso requer temperamento sereno, mesmo diante das provocações. E, pelo histórico, Dunga ainda não assimilou isso muito bem. Não se segura quando apertado por perguntas ardilosas. Logo descobre a maldade do perguntador e, no lugar de abafá-lo com dados técnicos, parte para o revide nem sempre dissimulado. Daí, passa a imagem de turrão, gerando frentes de atrito que poderiam perfeitamente ser evitadas. Em campo, os resultados têm sido satisfatórios. Dunga está com tudo para silenciar, mostrando números, os que insistem nas ofensas contra ele.
O ídolo maior
Hoje, no Ginásio Paulo Sarasate, a presença do melhor jogador de futsal do mundo: Falcão. É talento demais. Ele, integrante da Malwee, enfrentará o Sumov logo mais às 20h30. Falcão, quando de sua chegada ao Aeroporto Pinto Martins, deu bela demonstração de simplicidade: passou mais de meia hora dando autógrafo e batendo fotos com fãs. Imperdível.
Expectativa
A maior indagação feita pela torcida do Ceará refere-se ao padrão de jogo que o alvinegro apresentará quando voltar aos jogos da Série A, após o término da Copa do Mundo. Manterá a campanha vitoriosa ou sentirá a ausência de jogos oficiais? Bom, nesta parte, todas as equipes estarão no mesmo barco porque houve uma paralisação geral. ral.
Nos bairros
A campanha o "Tetra no seu Bairro" democratiza o contato da massa tricolor com a Taça histórica, permitindo ao torcedor tirar fotos com o troféu. Já foram realizadas edições nos bairros Henrique Jorge e Luciano Cavalcante. Estão programadas visitas ao Conjunto Ceará, Messejana e Dionísio Torres. Em cada encontro, comparecem cerca de 300 torcedores.