Matéria-800770

Vitória sem espetáculo

A Canarinho Não foi bem o que a maioria dos brasileiros esperava, mas fez a parte que lhe cabia: ganhou da Coreia do Norte (2 a 1). No primeiro tempo, o time de Dunga esbarrou na retranca adversária. Kaká meio perdido, inclusive errando passes em lances bobos. Robinho chamou a si a responsabilidade e conseguiu se sobressair. As tentativas de longa distância saíram em chutes sem perigo. A Coreia pouco incomodou. Na fase final, o gol de Maicon abriu o caminho para a subida de produção. Kaká soltou-se mais. O Brasil cresceu em confiança e conjunto. Elano, com belo gol, fez 2 a 0. Tranquilizou. Ainda assim, um recado para a defesa brasileira. Antes do gol de Yun Nan (2 a 1), o Tae Se já havia conseguido perigosa conclusão, numa desatenção da retaguarda do Brasil. Cuidado, gente. Vitória justa numa estreia sem espetáculo. Mas valeu.

Importante

O gol de Tatu, no 1 a 0 sobre o Botafogo em João Pessoa, confirma a importância da participação dele no Leão. Apesar de meio desengonçado, é incontestável a presença positiva de Tatu. Fez gols fundamentais na campanha do tetra tricolor. O narrador Carlos Fred costuma dizer que Tatu não tem freio, ou seja, vai sempre em alta velocidade e nem sempre não consegue brecar. Tudo bem. Mas isso é o que menos importa, pois vale mesmo é a vocação de Tatu para a artilharia.

Observações

Dificuldade do Brasil na hora de encarar retranca é notória. Motivo simples: só Robinho tem habilidade para dribles curtos. Sem espaço, Luís Fabiano e Kaká sentem dificuldade. /// Qual o melhor em campo, Robinho ou Maicon? Eu votei em Robinho. Os internautas no site da Fifa escolheram Maicon. Realmente Maicon, além do gol, teve boa participação, mas optei por Robinho porque na tensão do primeiro tempo, foi dele a maioria das iniciativas. /// Na Coreia do Norte, só o esforço físico, velocidade e a presença de Tae Se, que justificou a sua fama de "Rooney da Ásia". Aliás, quando da execução do Hino da Coreia do Norte, Tae Se a todos emocionou ao chorar sensibilizado. Cena rara.

Ajustes na medida

O Fortaleza receberá amanhã o CSA, líder da Copa do Nordeste. O Leão há mostrado crescimento de produção, na medida em que Zé Teodoro define situações. Como o Fortaleza estreia na Série C apenas no dia 18 de julho contra o Águia, há mais de um mês para o aproveitamento dos novos contratados, visando a colocar o time no ponto. É por aí.

Os alagoanos

O crb, adversário do Ceará logo mais, cumpre boa campanha na Copa do Nordeste. Em casa, ganhou do Vitória da Bahia por 1 a 0. E fora de casa, ganhou do Sergipe por 2 a 1. Tem, portanto, 100% de aproveitamento. O CRB faz promoção nos preços dos ingressos para o jogo de hoje, às 15 horas, na Pajuçara. O futebol alagoano está muito bem na competição, pois o CSA também está com seis pontos, na liderança, porque tem melhor saldo de gols.

Bênção

De forma interina, Sérgio Alves vai exercendo a função de treinador do Ceará. Como ele mesmo disse no "Debate Bola" da TV Diário, a oportunidade lhe caiu como uma bênção de Deus. Experiência, embora passageira, poderá ser a sinalização de um futuro na nova profissão. Sérgio Alves segue preparando também a sua festa de despedida, sábado próximo, às 20h15, no Castelão, diante do ABC, pela Copa do Nordeste. Imperdível para os alvinegros.