A retomada tricolor
O Fortaleza começa hoje a retomada de suas atividades oficiais, após recesso em que viu cair sobremaneira a sua fonte de rendimentos. O Santa Cruz/PE está no caminho do Leão na estreia de ambos na Copa do Nordeste. Entendo que o Fortaleza tem time para encarar não apenas o Santa, mas toda a competição, haja vista a qualidade dos jogadores que permaneceram no Pici após o tetra. A base praticamente foi mantida. Saíram jogadores importantes como Eusébio, Gilmak e Betinho, mas estão no Pici atletas que foram essenciais na campanha do título como, por exemplo, Fabiano, Peter, Leomar, André Turatto, Gaúcho, Guto, Coquinho, Bruno de Jesus, Paulo Isidoro e Jonhes. É apenas o início de um projeto maior e mais ousado: a volta à Série B nacional. O momento mais delicado o Leão já superou, ou seja, o período sem jogos oficiais.
A missão
O técnico Zé Teodoro sabe que obstáculos terá de ultrapassar até atingir seu objetivo, ou seja, levar o Leão de volta à Série B. A Copa do Nordeste, que hoje começa para o Leão, tem sua importância no calendário, mas a rigor o alvo principal do Fortaleza será a conquista da Série C, ponte para voltar à segundona brasileira em 2011. Vejo com otimismo a presença tricolor cearense nas duas competições, máxime pelo comando competente de Zé Teodoro. Tem tudo para subir.
O Santa Cruz
Apesar de há muito ter deixado a elite nacional, o Santa Cruz jamais perdeu o charme de ser uma das equipes mais respeitadas do Nordeste. O técnico Dado Cavalcante vem preparando a equipe no modelo 3-5-2. No time, dois jogadores bem conhecidos do´ torcedor cearense porque aqui atuaram: o volante Dedé (também joga de lateral-direito), que brilhou no Ferroviário e no Ceará, e o atacante Joelson, que teve boa passagem no Icasa. No início de um certame como a Copa do Nordeste, fica difícil avaliação precisa a respeito dos concorrentes de outros estados. A maioria passou um período sem jogos oficiais. Assim, à distância, não há como dimensionar o verdadeiro potencial das equipes.
Festa para Sérgio Alves
Imaginei Sérgio Alves despedindo-se num Ceará x Corinthians, ante um Castelão superlotado. E deixando ali sua marca de artilheiro. Mas a realidade não permite devaneios assim. Há muito Sérgio parou de jogar. Valerá mesmo a festa no jogo com o ABC (Copa do Nordeste). Afinal, Sérgio segue ídolo dos dois alvinegros, o daqui e o de Natal. Um nome para a história.
Copa do Mundo
Sorte de um, azar de outro. Rúben Amorim, do Benfica, apesar de campeão português 2009/10, tinha ficado fora da lista de Portugal para a Copa. Com a contusão de Nani (Manchester United), que foi cortado, o chamado foi Rúben Amorim. É a vida. /// No site da Fifa, consta matéria segundo a qual o técnico Raymond Domenech vem preparando uma verdadeira "Revolução Francesa". Posso estar enganado, mas não acredito nessa revolução.
Reflexão
A programação da Copa do Nordeste deve ter muito cuidado com os horários dos seus jogos. Não basta fugir apenas das partidas da Copa do Mundo. Veja, por exemplo, a marcação de Ceará x Treze para 20h15 do domingo, dia 13. A partida terminará às 22 horas. É bom lembrar que o domingo por si já oferece mil programas. E à noite a maioria quer mesmo se recolher mais cedo, visando ao trabalho na segunda-feira. Mote para reflexão.
Recordando
18 de novembro de 1998. Aí estão o radialista Ricardo Torres e o famoso Rivelino, tricampeão mundial pelo Brasil na Copa de 1970 no México. Rivelino foi ídolo também no Corinthians e no Fluminense. Na época da foto, Rivelino era comentarista e viera a Fortaleza cobrir Brasil 5 x 1 Rússia no Castelão. Goleadores: Élber, Amoroso (2), Rivaldo e Marcos Assunção para o Brasil; Kournokov, para a Rússia.