Passeio completo
Paletó, gravata. Terno impecável. Pose de Vanderlei, mais manequim que técnico. PC Gusmão, traje esporte. Ceará perfeito na proposta. Marcação que chegou a irritar o adversário. Nem Ricardinho, nem Muriqui, nem Diego Tardelli. Aos sete minutos, recado de Misael e quase gol de Washington. O Atlético só chegou com perigo aos 34 minutos, no chute de Coelho. Depois Werley, de cabeça, quase marcou. A resposta imediata do Ceará veio com Ernandes. Na fase final, o bote do Ceará. Antes do gol, chances perdidas com Careca e Geraldo. Era o aviso. Aí veio o momento mágico de Misael, sempre ele. O cruzamento na medida para Washington marcar 1 a 0. Eric Flores, que entrara no lugar de Geraldo, mandou bola na trave. Ceará, com muita competência, administrou a vantagem. Justa vitória. E PC nem precisou usar paletó e gravata.
Destaque especial
Diego, goleiro do Ceará, teve papel importante na vitória sobre o Atlético no Mineirão. Aos 34 minutos do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, fez espetacular defesa, espalmando para escanteio tiro perigoso de Coelho. Aos 12 minutos do segundo tempo, quando o Ceará já vencia por 1 a 0, novamente Coelho obrigou Diego a fazer defesa monumental. Poderia citar outros destaques, mas optei por Diego por esses dois momento em que ele garantiu o triunfo do Ceará.
Observações
Impressiona a má fase de Geraldo. O gol que ele perdeu, após presente dado pelo goleiro Aranha, foi inacreditável. Geraldo caiu sozinho. Deus meu. /// Eric Flores tem de deixar a firula e o preciosismo para quando o jogo estiver definido. Também perdeu gol incrível. /// Misael tem sido o jogador mais temido pelos adversários. Zagueiros em pânico. Novamente 50% do gol de Washington foram de Misael. /// Oziel vem melhorando muito, depois da discreta estreia que teve. Ontem jogou bem. /// Elogiar Michel, Careca e João Marcos virou força de expressão. /// O gol de Washington foi irregular. Ele estava um pouco adiantado. Pelo menos uma vez o Ceará foi beneficiado por um erro de arbitragem.
A caminho da Copa
Foto batida ontem quando do embarque de Kaio Cézar, Ana Cláudia Andrade e Paulo César Norões, que seguiram para a África do Sul. Eles levaram a certeza de belo trabalho e a esperança do hexa Canarinho. Fui levar aos companheiros minha mensagem de boa viagem e sucesso na cobertura. A emoção tomou conta de todos. Agora tudo é Copa do Mundo.
Resultados malucos
O Icasa aplicara 4 a 0 no Bahia. O Asa fora goleado pelo Figueirense (6 a 0). No sábado, o Asa goleou o Icasa (3 a 0). É difícil analisar a produção das equipes da Série B pela irregularidade no desempenho e surpresas nos placares. O mesmo Asa que foi goleado pelo Figueirense e que goleou o Icasa, antes havia goleado o Sport/PE por 4 a 1. E, na rodada passada, o Sport goleou o América, dentro de Natal, por 5 a 0. Dá para entender? Fica complicado.
Duas Copas
A primeira, com seu charme universal, a Copa do Mundo; a segunda, com interesse regional, a Copa do Nordeste. O Fortaleza estreará quarta-feira, dia 9, no Castelão, diante do Santa Cruz; o Ceará, dia 10, quinta, contra o Náutico em Recife. Jogos às 21 horas. Para o Leão, a importância de voltar a ter receita programada através das bilheterias; para o Ceará, a importância de tentar manter o ritmo no recesso da Série A. Mas cuidado para não estourar o time.
Recordando
Década de 50. Foto batida quando de um amistoso realizado no Estádio Presidente Vargas (PV) entre Fortaleza e Remo de Belém do Pará. Resultado: Fortaleza 6 x 1 Remo. A partir da esquerda: o 1º é o goleiro Hélio; o 6º, Antoni; o 10º, Aloísio I; 11º, General Aldenor Maia; 12º, Piolho. Detalhe: durante muitos anos o Aldenor Maia presidiu a então FCD, hoje, FCF. (Colaboração de Nonato Holanda).