Alvinegros em ação
Amanhã, em Belo Horizonte, Atlético x Ceará. O time mineiro está mal porque na zona de rebaixamento (17º), com apenas seis pontos. Vem de três derrotas consecutivas. Nem o famoso técnico Vanderlei Luxemburgo tem conseguido ajustar a equipe. O Atlético/MG possui a pior defesa da Série A: sofreu 15 gols em seis jogos. Na frente, o talento de Diego Tardelli que tem a companhia de Muriqui. Provado está que a defesa mineira é frágil. Em duas oportunidades tomou de quatro (Grêmio Prudente, 4 a 1; Vitória, 4 a 3). É possível antecipar que o Ceará não fará mudança no seu modelo tático, a não ser que haja alguma situação adversa de maior intensidade. Atuará, creio, mais ou menos como fez diante dos meninos da Vila em Santos. Previsão de partida muito difícil, máxime porque em casa o Atlético/MG estará sob pressão para reagir.
Retorno
Michel, até o momento o melhor volante da Série A, estará de volta ao time do Ceará em Minas. Ele entra no lugar de Heleno que cumpre punição. A propósito, o estilo forte de marcação do Ceará amplia as possibilidades de o atleta receber cartões. Exatamente por isso todos devem estar mais atentos, visando a pegar apenas os cartões necessários, ou seja, os decorrentes de uma falta providencial para evitar gol ou para livrar perigos iminentes. Fora isso, será irresponsabilidade.
Liderança
Na Série A de 2009, o Atlético/MG chegou a liderar a competição durante oito rodadas. Pensou até no título. Depois caiu em declínio e ficou fora até da Libertadores. /// Liderar o Campeonato Brasileiro requer cuidado porque chama a atenção dos concorrentes. Hoje, nenhuma equipe vai enfrentar o Ceará sem os devidos cuidados, haja vista a bela campanha que o alvinegro faz. Foi líder. Hoje é vice-líder. A turma fica de olho. /// Na seleção da rodada da Série A, escolhida pelo G-1, estão três jogadores do Ceará: Oziel, Fabrício e Misael. Além disso, o técnico escolhido foi PC Gusmão. /// A paralisação de um mês na Série A será faca de dois gumes. Ninguém sabe como os times retornarão.
Responsabilidade
Renan Vieira tem tido zelo na questões financeiras do Fortaleza. A meta é manter regularidade no pagamento da folha. Há expectativa de boa receita com o início da Copa do Nordeste, dia 9 próximo, quando o Leão enfrentará o Santa Cruz. Se não houver rendas proporcionais às necessidades do time, não esperem de Renan um passo além do alcance das pernas.
Copa do Mundo
Faltam seis dias para i início da Copa da África do Sul. /// Dunga tem razão: parte da imprensa torce pelo insucesso da Canarinho. São os mesmos que combatiam a "Era Dunga" na Copa de 94 e que tiveram de engoli-lo campeão, erguendo como capitão o troféu do tetra. /// Algumas seleções preferiram adversários difíceis para teste antes da Copa: Espanha 1 x 0 Coreia do Sul; México 2 x 1 Itália. O Brasil preferiu Zimbábue. Agora vem a Tanzânia.
Ascensão
Hoje, diante do Asa em Arapiraca, o Icasa pretende seguir sua marcha ascensional. E tem condições de alcançar tal objetivo. Basta repetir o que fez na Ilha do Retiro, quando lá ganhou do Sport. Não se intimidou e teve personalidade para superar as adversidades ali encontradas. O Verdão vai no embalo da goleada aplicada no Bahia. O Asa, pelo contrário, vem de uma humilhação porque goleado pelo Figueirense (6 a 0). Mais ascensão à vista.
Recordando
Década de 80. A partir da esquerda: o colunista, jornalista Moreira Neto, jornalista Paulo Limaverde e o radialista Carioquinha. Foto batida no estúdio da Rádio Verdes Mares. Detalhes: Moreira Neto morreu moço demais. Há 15 dias, no Restaurante Caravelle, revi Paulo Limaverde, que continua firme e forte. Faz muito tempo não vejo o companheiro Carioquinha.