Matéria-795062

No topo da classificação nacional

Já se sabia que o jogo com o Avaí não seria fácil. Mas foi muito mais complicado do que a princípio se esperava. Visitante tão pegador quanto o Ceará. Fechado todo. Para se ter uma ideia, no primeiro tempo o goleiro do Ceará, Diego, deveria ter pago ingresso: foi torcedor dentro de campo. Não houve chances claras de gol. Na fase final, o Ceará apertou mais. Criou momentos de gol com o Washington e Fabrício, mas estes desperdiçaram. Recado do Avaí assustou: Batista obrigou Diego a fazer defesa espetacular. Depois disso, Vozão tomou conta. Trouxe a festa de aniversário para dentro de campo e incendiou o Castelão. O primoroso passe de Ernandes e a habilidade de Misael fizeram Ceará 1 a 0. Lopes ampliou (2 a 0). Pronto: líder do Brasileirão. Pela primeira vez um time cearense no topo da classificação nacional. Ceará, 96 anos de glória.

Livro na África do Sul

O livro "O Brasil em Todas as Copas", nova obra escrita pelo pesquisador Airton Fontenele, enriquece a literatura esportiva nacional. Os cearenses devem ter orgulho desse conterrâneo, autor da mais vasta produção em se tratando de "Canarinho". Nenhum outro pesquisador no Brasil escreveu seis livros a respeito do assunto. Por iniciativa de Mauro Carmélio, presidente da FCF, todos os jogadores da Seleção Brasileira receberão na África do Sul um exemplar da obra. Foi ótima a ideia.

Observações

Mais uma vez Misael fez a diferença. No momento em que a defesa do Avaí parecia intransponível, eis que Misael, com a frieza de um matador, a marca de um velocista e a conclusão de quem sabe, abriu o caminho para a apoteose do aniversário alvinegro. Momento de apreensão quando nos minutos finais, quase o Avaí empatou. Mas mais uma vez Diego salvou. /// Geraldo novamente não jogou bem, mas vale sua presença pela confiança que transmite ao grupo. /// A vitória do Ceará foi mais do que justa. Basta ver que fez dois gols e, num chute de Lopes, mandou uma bola na trave do Avaí. Prova inequívoca de quem quis e buscou a vitória./// Durante todo o tempo, o Avaí arriscou apenas em dois momentos. /// Misael, o herói da festa.

Show de bola

O Icasa gradualmente vai recuperando o que desperdiçou no início da campanha. E já agora, após a importante vitória sobre o Sport em plena Ilha do Retiro e a goleada sobre o Bahia (4 x 0) no Romeirão, tem todo o direito de sonhar mais alto, ou seja, chegar ao G-4 da B. O presidente do clube, Zacarias Silva, não medirá esforços para levar o Verdão à Série A 2011.

Copa 2010

Na hora de avaliar os amistosos de seleções antes da Copa do Mundo, dê o devido desconto. Nenhum jogador colocar em risco sua integridade física, sabendo que poderá ficar fora da competição. /// Caso de Zimbábue x Brasil. Comparece o que você viu ontem com o que verá na Copa. /// Pouco tempo antes da Copa de 1958, o Brasil fez dois amistosos na Itália. Aplicou duas goleadas: 4 a 0 na Fiorentina e 4 a 0 na Inter de Milão. Outros tempos...

Notas & notas

Almeida filho apita Flamengo x Goiás, sábado, no Maracanã. Taí grande momento para afirmação. /// De hoje a domingo, no Centro Integrado de Modelismo, na Estrada do Fio no Eusébio, o IV Festival de Aeromodelismo de Fortaleza. /// Retornaram da Ilha de Fernando de Noronha os pilotos Victor Medeiros e Pedro Cidrão (Leko), pioneiros que fizeram de ultraleve a viagem Fortaleza/Natal/ Fernando de Noronha/Natal/ Fortaleza. Parabéns.

Recordando

A foto, batida na década de 50, está meio desfocada, mas vale a pena conferir. É a Seleção Cearense na concentração no Pirapora Hotel. A partir da esquerda (em pé): William Pontes, Alexandre Nepomuceno, Valdecir, ? , e Fernando Sátiro. Na mesma ordem (agachados): Zeca, Jaime (apoiando as mãos no ombro do Cleto, Airton, ? , e Alencar. (Colaboração de Nonato Holanda).