Nível da competição
A coluna fechou antes de o jogo do Ceará terminar, mas ainda vi o primeiro tempo. O time começou bem e até teve mais chances que o Goiás. Queira Deus tenha o resultado sido bom para o Vozão. No mais, o padrão da Série A não está tão elevado quanto a princípio se esperava. E observem que este ano nenhum time dos chamados grandes caiu para a Série B. Portanto, a previsão otimista indicava um certame de apelo mais forte. Mas não é isso que está acontecendo. Mas há toda uma expectativa sobre a evolução das equipes, na medida em que o campeonato for avançando. Melhor situação ficará quem aproveitar este início para acumular pontos. Aliás, o técnico Wanderley Luxemburgo sempre diz que procura abrir distância sobre os concorrentes na primeira metade do turno para ter margem de manobra no returno, quando geralmente os desafios tornam-se mais difíceis. Taí a Série A ainda com poucas definições. E, pelo visto, ainda ficará assim por bom tempo.
Outras Copas
O presidente da FCF, Mauro Carmélio, mostra-se otimista com relação ao êxito da Copa Fares Lopes, que tem o forte apelo de indicar o segundo representante cearense na Copa do Brasil. Ótimo. /// Já a Copa do Nordeste, que tem período inicial em plena Copa do Mundo, embora tenha evitado coincidência de datas com as do Mundial, precisará de uma promoção inteligente para ser notada. Experiências passadas indicam que a Copa do Mundo ofusca toda e qualquer competição paralela.
Quase tudo no lugar
Gradualmente, o Fortaleza vai retomando melhor condição, com as coisas sendo colocadas nos devidos lugares. Primeiro: a volta de Zé Teodoro, comandante de gabarito, que conta com o apoio maciço da torcida. Segundo: a volta de Tatu oferece ao ataque a presença de um jogador que deu certo no tetra. Terceiro: a mudança de discurso do presidente do clube, Renan Vieira, que saiu do muro das lamentações, passando a adotar mensagens de otimismo. Quarto: são aspectos que indicam novos horizontes para o Leão na luta para voltar à Série B. Apenas num detalhe a situação ainda não tem correspondido: a adesão ao projeto sócio-torcedor. Nesta parte, a torcida precisa chegar mais, bem mais mesmo.
Cearenses no Ironman 2010
Começa hoje em Santa Catarina o Ironman Brasil 2010, prova de triatlo, única na América Latina, seletiva para o mundial no Havaí. Na equipe Zonaalvo Assessoria Esportiva, que representará o Ceará, estão Rafael, Tobias, Álvaro, Fernando, Pedro, Vítor, André, Pablo, Érico, Marcelo, Carol, Natália, Verônica, Bruno, Rodrigo, Marcos, Nilo e Nestor. Boa sorte!
Assembleia e Série C
Hoje, às 18 horas, no Auditório da CBTU, Praça Castro Carreira, Centro, haverá a Assembleia Geral Extraordinária do Ferroviário. Mote: tomada de providências para a normalidade administrativa e financeira do clube. Sócios convocados. É muito delicada a situação coral. /// No Guia 2010 Brasileirão, da Placar, Fortaleza e ABC são apontados como os times mais difíceis para os adversários nas respectivas duas chaves do Norte. Leão com moral.
Notas & notas
A Série A nacional terá paralisação de 37 dias durante a Copa do Mundo. O recesso começará no dia 7 de junho, após a sétima rodada, e voltará somente no dia 14 de julho. O clube que não se cuidar bem neste período poderá ter surpresas no retorno. Recesso é faca de dois gumes. /// O maior artilheiro do Brasileirão, em todos os tempos, continua sendo os ex-jogador Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco/RJ. Ele marcou 190 gols.
Recordando
Não sei bem a data em que a foto foi batida. Aí estão Didi Marreiro e Sérgio Alves. A propósito, Sérgio encerrou a carreira este ano, mas continua sendo o alvo preferi dos fãs para fotos e autógrafos. A torcida ainda espera o jogo de despedida de Sérgio Alves. Certamente, quando acontecer, lá estará uma legião imensa de admiradores. Sérgio Alves merece.