Matéria-791136

O exemplo do Bel

O Apresentador da TV Diário, Sebastião Belmino , desde criança, torce pelo Ferroviário. Mas deu uma demonstração de muita solidariedade ao Fortaleza ao assinar a ficha se sócio-torcedor do Leão, com o objetivo de ajudar o time do Pici neste momento de delicada situação financeira. Breve, Belmino sorteará esse título, que beneficiará um torcedor do Fortaleza. Entendi o exemplo do Bel. Ele lembrou que o Ceará está bem financeiramente e que o futebol cearense precisa de um Fortaleza igualmente sólido. Ceará e Fortaleza são pilastras que dão sustentação ao mesmo edifício. Sem um deles, haverá desmoronamento certo. O gesto do Bel, olhado com reserva por alguns e bem recebido por outros, traduziu o sentimento de um cronista que não se prendeu aos limites da paixão. Colocou a importância do futebol acima das veleidades. E assumiu com altivez o risco de críticas e incompreensões.

Dignidade

O volante Michel foi eleito o melhor do jogo Ceará 1 x 0 Vitória. Sem surpresa, pois ele é há muito um dos melhores profissionais do futebol cearense. Lembro agora um fato que eleva ainda mais a conduta desse atleta alvinegro. Há algum tempo, após fazer uma autocrítica, Michel pediu ao treinador para sair do time principal, pois reconhecia que não estava bem. Assim foi feito. Passou período fora do grupo titular e só voltou quanto outra vez em forma. Dignidade é isso.

Alô África!

"De Aracati para a Copa da África do Sul. É emoção demais para quem está começando".
Kaio Cézar
Narrador da TV Diário

Avaliação pessoal

A maioria dos comentaristas do Sul/Sudeste fez boas referências ao Ceará. Eles elogiaram a determinação do grupo, mas disseram tratar-se de um time limitado tecnicamente. De qualquer forma, reconheceram a organização tática do time. Quanto à limitação citada, apenas em parte concordo. Não há limitação no sistema de marcação, que no meu modo de entender é um dos melhores da Série A, pelo menos neste início de certame. Tudo bem. Respeito a avaliação pessoal de cada um.

Notas & notas

Jogador profissional que se preza não chega atrasado nem extrapola o prazo marcado para reapresentação. /// Torcedor que se preza não fica à margem, apenas criticando ou aplaudindo. Tem de chegar junto através de contribuições mensais, via sócio-torcedor. /// Dirigente que se preza a todos atende com distinção, quer nos momentos de glórias, quer nos momentos de crise. /// O comentarista Jota Lacerda esteve muito bem no Debate Bola (TV Diário). Ele é baiano de nascimento e cearense de coração.

Malas afiveladas

Paulo César Norões, com a experiência de duas Copas do Mundo (França, 1998; Alemanha, 2006) e também de outros eventos internacionais, estará à frente da equipe do Sistema Verdes Mares na Copa da África do Sul. Hoje, também reconhecido pelo Sportv como um dos melhores profissionais da Rede, PC Norões será o timoneiro a mostrar aos jovens Kaio Cézar e Ana Cláudia Andrade os caminhos e alternativas para um trabalho inteligente, preciso e rico em detalhes. Sucesso, amigos!

"Para mim, é um privilégio ser a primeira repórter cearense a cobrir uma Copa do Mundo".
Ana Cláudia Andrade
Repórter da TV Diário