Ajustes permanentes
Há motivos de sobra para a torcida do Ceará estar feliz. Estão desfeitas as previsões de que o time quedaria logo nas primeiras rodadas. Com justificada razão o temor foi substituído pela confiança. Após três rodadas, eis o alvinegro com sete pontos e invicto. E só não está com 100% de aproveitamento porque em Santos garfado pelo árbitro. O Ceará está na frente de times famosos como Atlético/MG, Flamengo, Cruzeiro, Santos, São Paulo, Fluminense, Internacional/RS, Grêmio e Vasco da Gama. Agora vem a advertência: cuidado com o deslumbramento. O campeonato é longo demais. Os encantos dos primeiros resultados bons não podem ser tomados como definitivos porque muitas vezes traiçoeiros, enganadores. A manutenção do êxito inicial dependerá de ajustes permanentes. O risco da acomodação jamais deverá ser assumido.
Nas alturas
O lance que resultou no gol do triunfo (1 a 0) do Ceará sobre o Vitória mereceu de minha parte nova atenção. Verifiquem que, quando Misael recebeu a bola, havia quatro jogadores adversários bem perto dele, isso no resumido espaço da grande área. Aí o Misael, com dribles curtos e velocidade, deixou atônitos todos eles, que aparvalhados viram o resultado final. Empolgado com Misael está o comentarista Chico Rocha. No Debate Bola, Chico colocou Misael nas alturas.
De passagem
Dois aspectos dos preços dos ingressos: para o torcedor, é caro; para o dirigente, também. Mas está difícil encontrar um meio-termo entre as necessidades do clube e o poder aquisitivo da população. Daí o público sempre abaixo do previsto. /// O Presidente do Conselho Deliberativo do Ferroviário, Wilemar Rodrigues, convoca todos os sócios para a Assembleia Geral Extraordinária, dia 28 de maio, às 18 horas, no Auditório da CBTU (Praça Castro Carreira, Centro). Objetivo: buscar a normalidade administrativa e financeira do clube. /// A propósito de Ferroviário, o dirigente Renato Rocha é um baluarte na defesa dos interesses corais. Divulga, conclama, colabora. É presença fiel sempre.
Entrega das faixas
A apresentação do Boca Junior, às 16 horas de sábado próximo no Castelão, traduz mais um esforço da diretoria do Fortaleza no sentido manter acesa a chama do tetra, mormente nestes tempos sem jogos oficiais para o Leão. Mas a festa de entrega das faixas só alcançará sentido mais amplo se houver também maior engajamento ao projeto sócio-torcedor.
Notas & notas
O impulso do futsal tem tudo a ver com Sílvio Carlos. Os cearenses voltaram a ganhar títulos nacionais. Há dois meses a Seleção Cearense sub-20 foi a Palmas e ganhou o título brasileiro. Agora o Sumov conquistou a Taça Brasil sub-20. Tudo a ver também com o apoio e transmissões pela TV Diário. /// De 3 a 6 de junho, no CIM (Estrada do Fio no Eusébio), o IV Festival de Aeromodelismo de Fortaleza. Presença de Fábio Borges, bicampeão brasileiro.
Emoção na visita
Ontem lhes falei da carinhosa recepção que tive em Aracati. Hoje registro a emoção especial que ali senti. Fui levado à casa do ex-goleiro Armando Rosa Lino, mais conhecido por Satanás. Narrei muitos jogos em que ele pegava tudo pela Seleção de Aracati. Ótimo goleiro. Está adoentado, mas muito lúcido. Ao me ver, Satanás chorou. Na sala da casa dele, num quadro, o recorte de um "Recordando" em que o homenageei. Valeu, Armando!
Recordando
Década de 60. Dois bons jogadores do Ceará. A partir da esquerda: Nido e Joacir. Não tenho notícias de Joacir há muitos anos. Era um atacante veloz que sabia driblar muito bem. Depois que encerrou a carreira, parece ter se afastado do futebol. Quando a Nido, vez por outra ele vai à TV Diário. Há algum tempo passou por dificuldades, mas parece que as superou. (Colaboração de Elcias Ferreira).