Os meninos da Vila
O Santos, próximo adversário do Ceará, chamou para si as atenções dos brasileiros após aplicar incríveis goleadas em alguns times que ousaram passar pelo seu caminho. Os meninos santistas aplicaram 10 a 0 no Naviraiense, 9 a 1 no Ituano e 8 a 1 no Guarani de Campinas. Justo motivo para amedrontar a concorrência. Mas, na partida final do Campeonato Paulista, mesmo o Santos ganhando o título estadual, houve a surpresa pregada pelo Santo André que ganhou o jogo por 3 a 2. Portanto, nem sempre Robinho, Ganso, Neymar e companhia são os donos absolutos da situação. Recomenda a lógica que o Ceará tenha precauções domingo próximo em Santos. Nada de se expor. Mas nada também de pusilanimidade, frouxidão. O sistema de marcação do Ceará é reconhecidamente bom. Teste definitivo será contra os meninos da Vila.
Imprescindível
É admirável o futebol de Eusébio. Tenho disso isso desde o tempo em que ele brilhou intensamente no Horizonte. Depois, quando retornou ao Fortaleza, melhorou ainda mais sua maneira de jogar, quer na meia, quer na ala esquerda, quer na posição apontada pelo treinador. Eusébio tem raça, preparo físico excelente, velocidade e, vez por outra, experimenta com sucesso finalizações. Jogador assim será imprescindível ao Leão na caminhada em busca de seu retorno à Série B.
Experientes do Ceará
O alvinegro cearense tem jogador maduro, como Geraldo, e também gente nova como Eric Flores. Deve encarar o Santos com respeito, mas sem assombros. Quero crer que os atletas do Ceará não serão hipnotizados pela força e badalação dos garotos santistas. Terão, sim, muito trabalho. Isso é esperado. Valerá nesta parte o amplo conhecimento do técnico PC Gusmão, acostumado a desafios de toda natureza. Pena Heleno ficar fora de um jogo assim. Sua presença seria fundamental, haja vista a consistência que dá ao setor defensivo. Pelas circunstâncias (jogar fora diante de um time teoricamente arrasador), natural se torna buscar melhor proteção, mas sem perder o objetivo dos contra-ataques.
Imprescindível II
Outro jogador importante no atual momento do Fortaleza é Gilmak, que também teve passagem brilhante pelo Horizonte na época em que Eusébio lá esteve. Gilmak é versátil. Quer na zaga, quer na meia, desempenha muito bem a função que lhe é destinada pelo treinador. E também não raro faz gols de cabeça, aproveitando bolas alçadas na área adversária.
Convocação
Pronto: agora já se conhece o grupo que vai à África do Sul, tentar mais um título mundial para Brasil. A rigor, o técnico Dunga procurou manter o grupo que já vinha trabalhando há alguns anos. E mostrou-se coerente nas explicações sobre a não convocação de Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Neymar e Ganso. Ele pode ter frustrado boa parte da torcida e da crônica, mas ninguém poderá acusá-lo de incoerência. Nesta parte ele foi muito correto em tudo.
Expectativa
O dia 17 de maio está chegando. A comissão da Fifa, que faz vistorias no estádios brasileiros, estará em Fortaleza. Há expectativa desde que o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, revelou insatisfação com os atrasos no cronograma de obras. Aqui estará Carlos de La Corte, arquiteto com doutorado em edifícios esportivos, que foi contratado pelo FIFA como consultor técnico, visando a acompanhar as obras nos estádios escolhidos. Olho vivo!
Recordando
Mercy e Cosme, que brilharam no futebol cearense nas décadas 50/60, aí aparecem no Moto Clube de São Luís/MA. A partir da esquerda (em pé): Jejeca, Mercy (destaque no América/CE e Seleção Cearense), Mourão, Válber, Zé Luís e Carapuça. Na mesma ordem (agachados): Cosme (destaque na Seleção Cearense e no Ferroviário daqui), Galego, Santiago, Ananias e Jesus. (Acervo de Jurandy Neves).