Matéria-781934

Salto de qualidade

Juazeiro do Norte inserido no segundo maior grau de importância do futebol brasileiro: a Série B. Exatamente onde lá estavam em 2009 Ceará e Fortaleza. A ascensão do Icasa eleva o polo futebolístico do Cariri que inclui também Crato e Barbalha. Hoje à tarde, no Castelão, o Icasa estreia diante do Santo André. E tem condições de fazer bom trabalho. O técnico Flávio Araújo terá chance de ampliar seu prestígio, ora restrito ao Nordeste. O time que retornou para a Série A cearense tem bons valores: Mauro, Diogo, Juba, Marcelo Mineiro, Dodó, Luis Gustavo, Neto, Junior Xuxa, Panda, Carlinhos, Carlos Alberto, Paulo Victor), Assisinho, Lima. Mas apenas com a sequência dos jogos será possível avaliar o nível dos reforços necessários para encarar a "B" nacional. O salto de qualidade do Icasa foi excelente. Pensar alto deve ser uma constante.

Permanência

O Ceará iniciará amanhã, no Castelão, diante do Fluminense sua participação na elite nacional. Foram 16 longos anos na fila de espera. Demorou tanto que o time até se acomodara na mesmice, aceitando como normal a eterna permanência na "B". Em 2009, com a chegada de PC Gusmão, o pensar alto instalou-se em Porangabuçu. PC levou o time à Série A. E agora tem a sequência da missão: manter o Ceará na elite. Mais importante que subir é permanecer na Série A.

Sustentar a euforia

O Fortaleza entra no delicado período de "recesso". Nesta fase sem jogos oficiais, o tricolor terá de sacudir a torcida com programação paralela, no sentido de manter a euforia pela conquista do tetra. Nesta parte, ótimo ouvir sugestões de Sílvio Carlos, marqueteiro maior do esporte cearense. Mas a arregimentação de novos sócios-torcedores deve ser apenas um item dentre os que o clube terá como receita. A presença constante de ídolos nos programas de televisão será uma maneira de prender a atenção dos torcedores na divulgação de eventos que venham a ser programados. O Leão não pode deixar arrefecer a euforia decorrente do tetra. Isso até que cheguem os jogos do Leão na Série C.

Mínimo esperado

O objetivo do presidente Evandro Leitão é não deixar transitória a passagem alvinegra pela Série A. Fez contratações que só serão definitivamente avaliadas quando em ação. Tudo o que se disser agora será conjetura. Após a perda do título estadual, o mínimo esperado pela torcida alvinegra é a permanência na elite. Sem isso, 2010 ficará com a sensação de malogro.

Correção

Ontem cometi equivoco: ia escrever antiga Praça da Bandeira e acabei escrevendo Praça do Ferreira como local do prédio onde funcionava a Rádio Uirapuru em 1965, cuja foto publiquei. O prédio ainda guarda o formado de um rádio e permanece na mesma praça, que agora é chamada de Praça Clóvis Beviláqua. Para ser mais exato, fica na esquina das Ruas Clarindo de Queiroz e General Sampaio. Lá comecei a minha vida profissional no rádio.

Mensagens

Festa para mães e avós, hoje, a partir de 9h30, no Ceará, em Porangabuçu. Haverá missa, confraternização e distribuição de brindes. /// Do leitor Rodrigo Rodrigues (rodrigorodrigues@hotmail.com): "Foi impressionante a sina de Sérgio Alves em assinalar gols no Fortaleza. Gostaria de saber quantos gols já marcados por ele no Leão, incluindo os feitos com a camisa de outros times". Passo a bola aos pesquisadores e aguardo resposta com dados oficiais.

Recordando

O ídolo Sérgio Alves e o fã Zé Ceará, que mora em Russas. A foto foi batida no dia 27 de março deste ano, quando da visita de Sérgio ao querido município de Russas. Lá, desde a infância, o senhor José Ferreira de Lima é conhecido como Zé Ceará, devido à sua grande paixão pelo alvinegro. O encontro entre o ídolo e o fã foi documentado pelo colaborador Ricardo Torres.