Matéria-781288

Série A nacional

O Ceará, a partir de agora, concentra atenções na estreia diante do Fluminense. Novo momento inaugura-se no clube. É o efetivo ingresso na elite nacional, de onde esteve afastado por longos 16 anos. A pergunta é: com o atual elenco terá o alvinegro condições de permanecer entre os 16 melhores, visando a se garantir na elite em 2011? Entendo ainda ser cedo para responder. Creio que somente após a quinta rodada será possível uma avaliação sobre o nível do certame. Somente então se terá uma ideia sobre o padrão dos concorrentes. Vejam só quem está no caminho do Ceará: Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Guarani, Grêmio Presidente Prudente, Atlético Goianiense, Goiás, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Vitória, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio de Porto Alegre e Avaí. Nada fácil, pois.

Ídolo

Adilson no velho ninho alvinegro como antigamente. Reparada uma injustiça até agora não compreendida pela forma como aconteceu. Que ele deixe para lá o que passou. Hora de mirar o futuro. Adilson, compondo o grupo, não necessariamente como titular, poderá ser muito útil num campeonato brasileiro de longa duração como a Série A. Aliás, como ele fez falta no primeiro turno em que o Ceará se houve mal, justo por não ter tido na época um goleiro bom.

A torcida

O recado de Renan Vieira, presidente tetra, tem repercutido junto à torcida. Como o Fortaleza passará um período sem jogos oficiais, Renan cuidou de convocar os torcedores, visando à sustentação financeira do clube nestes tempos de vacas magras. Há euforia continuada entre os amantes do time do Pici. Muita gente tirou a camisa do guarda-roupa e saiu por aí, numa demonstração de que retomou o orgulho de ostentá-la. As humilhações sofridas em 2009 são águas passadas. Renan tem razão: chegou o momento de a torcida tricolor conduzir o time ao outro objetivo do ano: subir para a Série B. Se assim for, Renan confirmará mais ainda sua entrada no rol dos presidentes inesquecíveis.

O técnico do ano

Filinto Holanda foi muito feliz nesta sua primeira temporada no futebol cearense, pois eleito técnico do ano. Foi ele quem mais êxito obteve. Primeiro, no comando do Guarany/S, que ele montou. Depois, no Horizonte, onde foi campeão do interior. Cumpriu todo o campeonato, enquanto Zé Teodoro apenas um mês e PC Gusmão só o segundo turno.

Notas & notas

Sucesso do sócio-torcedor do Fortaleza já está nas ruas. Número significativo de inadimplentes colocou em dia seus pagamentos e o número de adesões foi ainda maior. Você pode aderir pela papeleta da Coelce. Contato pelo telefone 3496.2846. Já é fruto do trabalho de Sílvio Carlos. /// Sempre que vejo o Tiradentes fazendo sucesso lembro nomes como Marcelo Rocha, Joseneas Barroso e Humberto Maia, cada um a seu tempo.

Convocação

Possível lista de Dunga, segundo análise antecipada do pesquisador Airton Fontenele. Goleiros: Júlio César, Doni e Victor; laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto; zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva; meio-campista: Gilberto Silva, Felipe Melo, Kaká, Elano, Júlio Baptista, Josué, Ramires e Ronaldinho Gaúcho ou Ganso; atacantes: Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Adriano ou Neymar ou Grafite. Agora é aguardar e conferir.

Recordando

Prédio da Rádio Uirapuru na Praça do Ferreira (cópia pertencente ao arquivo do Nirez). Em 1965 comecei aí minha vida profissional. O prédio ainda existe e mantém o formado de um rádio. Vendo a foto, aumentou a saudade de Afrânio Peixoto, Mena Barreto e Edgar Costa, companheiros com quem ali trabalhei e que já partiram para o plano superior. (Colaboração do prof. Joaquim Adonias Leite Araújo).