Matéria-780604

Visita holandesa

O PSV Eindhoven está aí. É sempre interessante a presença de time europeu porque rara e de escola bem diferente da nossa. O modelo na Europa é rígido no aspecto tático. A liberdade de criação é limitada. Mas, claro, há exceções. Basta lembrar o famoso Carrossel Holandês, que também foi chamado de Laranja Mecânica e Futebol Total. Nesse time, Neeskens, Krol, Van Hanegen, Jansen, Suurbier, Rep, Rijsbergen, Resenbrink, Haan, Jongbloed e Cruyff davam espetáculo. O PSV é herdeiro de tradição assim. O técnico do Ceará, PC Gusmão, terá ótima oportunidade para analisar o novo time alvinegro, mormente numa situação diferente, ou seja, encarando um futebol jogado em estilo mecânico, aplicado ao pé da letra e que só permite improvisações em casos excepcionais. Boa pedida, pois, para logo mais no Castelão.

O goleiro

O goleiro Jefferson, já veterano, talvez não esperasse sua escolha como melhor da temporada. Mas foi eleito sim. Na festa do Sistema Verdes Mares, foram mostradas as grandes defesas que justificaram a preferência pelo desempenho dele. Muita gente entendeu que Fabiano, do Fortaleza, porque na decisão por pênaltis pegou duas cobranças e garantiu o tetra para o Leão, deveria ter sido o escolhido. Mas vale lembrar: a votação foi feita antes do jogo final do certame.

Apoteose

Na premiação dos melhores, promovida pelo Sistema Verdes Mares no La Maison Dunas, o Fortaleza foi alvo de aclamação como era de se esperar. A cada lance tricolor mostrado nos telões, a torcida extravasava seu contentamento. Nos dois pênaltis pegados por Fabiano, os tricolores iam à loucura como se no estádio ainda estivessem. A cada citação do nome de Paulo Isidoro, nova manifestação de aplausos. A cada gol de Betinho, outra festa. Previsível a ocorrência de euforia assim porque o evento foi realizado no embalo efervescente de uma conquista inédita: o tetra campeonato estadual. Renan Vieira não deixou por menos: envolveu-se no clima predominante. E não era para menos.

O Verdão do Cariri

Os bons tempos voltaram para o Icasa. Depois da queda para a Série B cearense em 2009, ei-lo refeito em todos os sentidos. Motivo simples: ainda em 2009 deu um salto espetacular ao subir para a "B" nacional. Este ano o retorno à elite cearense com uma campanha irreparável. Nesta parte, louve-se o perfeito trabalho do técnico Flávio Araújo.

Novos tempos

Tiradentes de volta à primeira divisão. Houve tempo em que o Tigre encarava com desenvoltura os chamados grandes. Em 1992 até dividiu com Ceará, Fortaleza e Icasa um título de campeão cearense. /// Nova direção de futsal do Fortaleza, que tem à frente o vereador Leonelzinho Alencar, fará amanhã, às 19 hs, no Instituto Jader Alencar (Messejana) a apresentação oficial dos patrocinadores e a nova equipe para o estadual deste ano.

Notas & notas

Hoje, o lançamento do Campeonato Cearense sub-18. Será no Marina Park Hotel às 8h30, num café da manhã. Promoção da Classic e realização da FCF. /// Poucos notaram o bom futebol do lateral-direito do Guarany, Tiago Granja. Embora pouco citado pela imprensa, o desempenho dele no certame foi muito bom. /// Parabéns à equipe técnica da TV Diário que durante todo o campeonato deu show de competência nas transmissões esportivas.

Recordando

Década de 60. Usina Ceará. A partir da esquerda (em pé): Zezito, Vilanova, Cícero, Pinha, Caçote e Ramos. Na mesma ordem (agachados): Cleto, Luís Garapa, Valdecir, Luís Pepê e Magno. Detalhes: o Usina ficou conhecido como o eterno vice-campeão cearense, pois foi vice em quatro oportunidades: 1962, 1961, 1957 e 1956. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).