Matéria-775380

Argumentos

Os estudiosos do futebol fizeram previsões sobre as situações vividas por Ceará e Fortaleza antes do clássico de domingo passado. Na maioria, as opiniões vislumbravam a vantagem do Ceará quando ao ritmo de jogo, porque vinha no embalo da conquista do turno, enquanto o Fortaleza ficara de recesso oficial, aguardando a decisão do certame. O Fortaleza "parado" poderia sofrer as consequências naturais da falta de jogos. De outra parte, alguns argumentavam que a vantagem do Fortaleza estava exatamente nesse recesso, pois, além de ver o desgaste do Ceará em sucessivos jogos de definição do segundo turno, o Leão aproveitaria, como aproveitou, para estudar o modelo tático e as alternativas de seu adversário. Resultado: o tricolor, com incrível eficiência de marcação, parou o Ceará, ganhou a partida e ficou em vantagem para o jogo final.

Decência

Impressiona a humildade do meia Eusébio, do Fortaleza. Ele está no auge de seu futebol, mas continua simples como antes. Versátil, atua com eficiência em várias posições. Além disso, tem incomparável preparo físico. Esse jovem atleta, de ótima formação cristã, enfrentou com dignidade os percalços que geralmente o jogador da terra enfrenta. Superou injustiças, quando muitas vezes mandado ao banco. Ele também não admite falar "em já ganhou". Muito consciente.

No detalhe

"Ainda não ganhamos nada. Decisão requer concentração e aproveitamento de detalhes".
Zé Teodoro
Técnico do Fortaleza

Superação alvinegra

A semana será de extrema importância para PC Gusmão avaliar e corrigir o que deu errado na produção do Ceará. O primeiro passo é buscar alternativa, visando a evitar que o Leão volte a ter sucesso no caso de repetir forte marcação em Geraldo e Erick Flores. Como sair dessa marcação? O desafio de PC será surpreender o Fortaleza com um modelo onde seu time não fique refém dos dois atletas citados. O poder de superação virá mais da consciência coletiva que de ações individuais.

Respeito

A declaração de PC Gusmão sobre a vitória do Fortaleza foi muito equilibrada. Reconheceu que o Fortaleza foi feliz ao aproveitar o detalhe do gol e por isso mereceu ganhar. Mas deixou claro que o Ceará tem condições de reverter a situação. Como comandante, não poderia ser diferente a postura de PC. Dele muito dependerá a força mental de que o grupo precisa para superar a atual adversidade. Quanto às modificações que fará para alcançar tal mister, sigilo. "Segredo de Estado".

Notas & notas

O Ceará só poderá ser campeão cearense 2010 em cobranças de pênalti. Portanto, treinar exaustivamente os batedores fará parte do dever de casa alvinegro. /// O piloto e paraquedista Waldonys saltará sobre o Castelão por ocasião do clássico decisivo de domingo próximo. Logo após o pouso, com sua sanfona executará o Hino Nacional Brasileiro. /// Preocupação especial da PM para domingo no Castelão: evitar os roubos e assaltos após o jogo. Os bandidos agiram em grupos após o jogo passado.

"Se tivesse entrado a bola que Anderson mandou na trave no primeiro tempo, tudo teria sido diferente".
Paulo César Gusmão
Técnico do Ceará

Recordando

Década de 1960. A partir da esquerda (em pé): William Pontes, Mangaba, Nelson, Tangerina, Haroldo Castelo Branco e Pedrinho (Pedro Cruz). Na mesma ordem (agachados): Cleto, Fernando Carlos, João Carlos, Dioni e Marcos Aurélio. Hoje, Nelson mora em Recife. Tangerina é veterinário aposentado. Haroldo mora no Rio, mas vez por outra vem a Fortaleza. (Colaboração de Jurandy Neves).