Matéria-773000

Contratações

Pouco falo sobre reforços que chegam para os times daqui. Aprendi ao longo do tempo que é melhor esperar um pouco. Avaliação mesmo, para valer, somente depois de vê-los em ação. O currículo de cada um é apenas referência. Geralmente a ênfase recai na passagem por grandes clubes. Tudo bem, conta ponto. Mas, a rigor, valerá o momento do atleta. Este, sim, será de enorme relevância. Quanto aos jogadores que já estavam atuando no futebol cearense, como por exemplo Clodoaldo e Júnior Cearense, fica fácil analisar porque fizeram boas campanhas. Na verdade, há jogadores que chegam e nem precisam de adaptação. Logo se encaixam. Caso de Erick Flores. Chegou, entrou, convenceu. Mas isso é exceção. É comum o atleta que chega pedir tempo para entrar em forma. Contratações estão aí. Juízo conclusivo só quando a bola rolar.

O lance

Geraldo entrou pela esquerda. Fez belo cruzamento na medida. Arlindo Maracanã apareceu como um raio e, de cabeça, marcou Ceará 1 a 0 diante do Fortaleza. Foi na final do Campeonato Cearense 2009. No segundo tempo, Nicácio empatou. Como o Fortaleza jogava pelo empate, sagrou-se tricampeão. Hoje, Geraldo continua no Ceará. Arlindo Maracanã, também. O adversário é o mesmo Fortaleza. Geraldo é titular e mestre em campo. Arlindo na reserva. Tudo pode acontecer.

Números

Na decisão do campeonato de 2009, na qual o Leão sagrou-se tricampeão cearense, o Fortaleza jogou com Douglas, Gilmak, Silvio e Edson; Eusébio, Guto, Coutinho (Álvaro), Bismarck, e Marcelo Nicácio (Luiz Carlos); Cleisson e Wanderley (Sidney). Técnico: Mirandinha. O Ceará jogou com Adilson, Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Michel; Fábio Vidal (Sérgio Alves), Alex Gaibu, Chicão (Misael) e Edu Sales (Fábio Gomes); Geraldo e Arlindo Maracanã. Técnico: Zé Teodoro. Gols: Arlindo Maracanã 10/1T (Ceará) e Marcelo Nicácio 8/2T (Fortaleza); Público Pagante: 49.705 torcedores. Público não Pagante: 4.049 pessoas. Renda: R$ 668.985,00. Hoje, Alex Gaibu está no Fortaleza.

O Lance II

Rinaldo recebeu a bola quase no círculo central. Disparou em alta velocidade na direção da meta do Icasa. O zagueiro Lopes tentou evitar o ataque, mas foi várias vezes driblado por Rinaldo que concluiu a jogada com belo gol. Lance da final do campeonato Cearense de 2007, conquistado pelo Leão. Hoje, Rinaldo está novamente no Pici. Tudo pode acontecer.

Voltas da vida

Zé Teodoro foi o treinador do Ceará na decisão do ano passado diante do Fortaleza, quando houve empate (1 a 1), resultado que deu o tri estadual ao Leão. Naquela ocasião, Arlindo Maracanã foi preparado pelo Zé Teodoro para trabalhar livre, à vontade. Arlindo correspondeu à confiança do Zé e até fez um gol. Hoje, o Zé Teodoro é técnico do Fortaleza. E Arlindo voltou ao Ceará. Objetivos conflitantes. São as voltas da vida.

Notas & Notas

Coincidência, dois dos maiores ídolos do Ceará são pernambucanos: Gildo Fernandes de Oliveira e Sérgio Alves. Por falar em Sérgio, ele muda de idade hoje razão por que será alvo de homenagens. /// Esquema de segurança especial preparado para o clássico de domingo no Castelão. Importante que o contingente lá permaneça até uma hora após a partida. /// Cresce o clamor popular a favor da convocação de Neymar, do Santos.

Recordando

1963. O cearense Babá (Mário Braga Gadelha) no Universidad do México. Babá morreu no dia 08 de abril passado. A partir da esquerda (em pé): Del Martins, Carbonaro, Celito, Valdez, Ernandez, Barros e Delamano. Na mesma ordem (agachados): Soarez, Santiago, Hercílio, Monte Santo e Babá. Ele jogou no Flamengo de 1954 a 1963, quando foi para o México. (Acervo de Jurandy Neves).