Crianças e o clássico
Quero levar ao Castelão, domingo, meus trigêmeos de oito anos de idade, Maria Clara, Pedro e Gabriel. Será o primeiro jogo da decisão. Fui aconselhado por amigos a não assumir esse risco, pois a violência é comum entre torcidas. Serei mais um pai a meditar até lá. Pena que seja assim. Quantos pais terão a mesma dúvida? Lamento. As crianças adoram futebol. Lembro do primeiro clássico Ceará x Fortaleza que vi. Eu tinha 10 anos de idade. Foi no PV em 1957. Tudo em paz. Torcidas não eram separadas. Quando muito uma discussão, logo apaziguada pelos próprios torcedores. Hoje tudo mudou para pior. Torcedores brigam, assustam, agridem. Assim mesmo estou inclinado a atender o pedido das crianças. Não acho justo privá-las de emoções que ficarão para sempre em suas memórias. Peço socorro à polícia. Help! Help! Help!
Exceção
Erick Flores não jogou bem na decisão do turno diante do Guarany. Exceção. Foi a única partida em que não fez valer o brilho de seu futebol. Parecia não estar à vontade. Deu sinais de quem se via meio perdido na função. Mas Erick é o tipo do jogador para os grandes clássicos.
Uma orientação do PC poderá corrigir o rumo que Erick perdeu no modelo de domingo passado. Há jogadores que, pelo talento, promovem sua própria escalação. É o caso em tela.
Destaques
Júnior Cearense foi um dos destaques do "estadual", fato que motivou sua contratação pelo Ceará. Poucos sabem aproveitar com sucesso as conclusões em chutes de média e longa distância. Júnior sabe. /// Treino secreto promovido por Zé Teodoro. Respeito muito a decisão dele. O Zé quer sossego para trabalhar. Além disso procura esconder do adversário detalhes que poderão fazer a diferença na hora do jogo.
/// Mesmo atuando pouco, Dinei é o artilheiro do Ceará com sete gols. Esse dado deve ser levado em consideração. /// Um dos jogadores mais importantes do Fortaleza, pela subida e apoio pela direita, é o ala Peter. Trabalhará justo na faixa de Thyago Fernandes. "Duelo à vista".
Papel fundamental
Em grandes decisões, a experiência representa fator decisivo. Nesta parte, a presença de Paulo Isidoro no clássico de domingo certamente terá papel fundamental. É imprescindível a participação de um jogador calejado, capaz de chamar a si a responsabilidade, principalmente nos momentos mais delicados. Paulo tem bagagem para isso.
Notas & notas
Será zebra se o Santos perder o título estadual paulista para o Santo André. O time de Neymar da Silva Santos Júnior está um aço. Neymar completou 18 anos no dia cinco de fevereiro passado. Ele é a sensação do Santos. /// Ana Cláudia Andrade e Kaio Cézar (TV Diário) e Paulo César Norões (TV Verdes Mares) estão de malas prontas. Cobrirão a Copa do Mundo da África do Sul. É a terceira Copa do PC, que cobriu as Copas da França e Alemanha.
Bolsa para voar
Inscrições abertas para o Bolsa Aluno do "Projeto Santos Dumont Voa Planador", em todo o Brasil. Iniciativa da Federação Brasileira de Voo à Vela (FBVV), patrocínio da Oi, apoio do Oi Futuro. Projeto visa a descobrir talentos e ampliar a visibilidade desse esporte. São 150 bolsas (50 para formação de aviadores e 100 para o aprimoramento de pilotos da modalidade). Treinamentos serão nos Aero-Clubes. Informações no site: www.planadores.org.br .
Recordando
Década de 90. A partir da esquerda: Renato Bonfim e Telê Santana, seguido de desportistas amigos. Renato mantém sua atividade comercial e tem ativa participação como conselheiro do Fortaleza. Telê Santana morreu no dia 21 de abril de 2006. Portanto, hoje faz quatro anos da morte dele. Telê foi excelente treinador de clubes, mas deixou a desejar na Seleção Brasileira onde não ganhou sequer um título.