Matéria-767391

Classificação para a Série D

O Guarany de Sobral entende que já ganhou a vaga para a Série D nacional de 2011. Motivo: a fase de decisão do título de Campeão do Interior seria apêndice, não incluindo para contagem geral os pontos daí decorrente. Assim, a atual pontuação geral do Bugre jamais seria alcançada pelos concorrentes. Além disso, o Regulamento do Campeonato Cearense 2010 diz que o campeão estadual terá vaga na Copa do Brasil, mas não diz que o campeão do interior terá vaga na "D" nacional. Confira: "Art. 7º - A Entidade de Prática que conquistar o título de campeã cearense 2010 conquistará uma vaga para disputar a Copa do Brasil 2011. Art. 8º - A Entidade de Prática vencedora do "Troféu Interior" será atribuída o título de Campeã Cearense do Interior". Portanto, nenhuma referência à Série D Nacional. Nisso se apega o Bugre.

Polivalente

Luisinho, aí com Geraldo na comemoração de um gol do Ceará, tem tido participação cada vez mais crescente na equipe alvinegra. Luisinho esteve no Debate Bola (TV Diário) e disse que de origem é atacante, mas sabe jogar em todas as posições, exceto na de goleiro. Foi ótima a conversa com este mineiro, jovem de 21 anos, de futebol eficiente, aplicado, veloz. Na companhia de Geraldo, Luisinho tem tudo para ganhar em experiência. Melhor para o Ceará, claro.

Equilíbrio

"Não há favorito na decisão do turno. O Ceará respeita o Guarany que tem bons jogadores".
Evandro Leitão, Presidente do Ceará

Mais argumento sobre a "D"

No Art. 18º, que trata do título de Campeão do Interior, não há também referência sobre vaga na "D": Os times do interior do Estado de melhor campanha em todo o campeonato (obedecido o artigo 13º deste REC), e que não tenham vencido nenhum turno, decidirão o título de Campeão do Interior, em duas partidas, ida e volta, mando de campo da segunda partida para a equipe de melhor campanha, considerando todos os jogos do campeonato". Nada, pois, sobre Série D.

Ritmo

No Fortaleza, Zé Teodoro faz ajustes. Momentaneamente sem jogos oficiais, o Leão sente o alívio das pressões e tem tido mais tranquilidade. Principal preocupação: chegar com ritmo à decisão. É comum o vencedor do segundo turno ganhar também o "Estadual" porque chega no embalo. Por isso mesmo o Zé trabalha em cima de amistosos. O ritmo de jogos assim não é o mesmo de partidas valendo pontos, mas dá para pelo menos mexer com a moçada e evitar a sonolência da ociosidade.

Notas & notas

O Icasa novamente em festa. O Verdão nunca foi de segundona cearense. Sempre foi de primeira, ocasionalmente de passagem pela segunda. /// Boa a campanha do Crato. Pena ter passado por tantos problemas internos. /// Meu Deus, o Vasco está sendo freguês do Flamengo. Até quando? /// Técnicos Armando Desessardes (ex-Ferrão) e Orlando Caulin (Ex-Crato) foram embora, mas deixaram ótima impressão. Em ambos, determinação mesmo diante das maiores adversidades.

"Quero um árbitro que não roube o Guarany. Os graves erros só ocorrem contra meu time".
Luisinho Torquato Filho
Dirigente do Guarany de Sobral

Recordando

1955. Uma das formações do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Salvador, Aloísio, Moésio Gomes, Ninoso, Mozart Gomes e Newton. Na mesma ordem (agachados): Carrim, Gera, Aloísio II, Chico Pão, Vareta e Tonico. Esta foto me foi enviada por Marcos Rocha Lima Xenofonte. Ele me disse que o Tonico, que aí aparece, está vivo e acompanha tudo do Leão.