Noite de definições
Quase meia-noite quando cada time pegou o seu rumo. Durante as disputas da rodada de ontem, houve alternância na última vaga do G-4. Fortaleza e Ferroviário trocaram várias vezes de posição. Esperanças e desesperanças que rondaram a Barra e o Pici, na medida em que o gol não saía no Alcides Santos e os gols aconteciam na Barra. A vitória coral sobre o Limoeiro (3 a 2) e o empate (0 a 0) do Leão com o Itapipoca caíram no vazio quando o Crato fez 1 a 0 no Quixadá, aos 36 minutos do segundo tempo, gol de Maciel. Assim o Crato voltou à zona de classificação e ali permaneceu. Dessa forma, o time do Cariri despachou de uma só vez os dois tricolores e assumiu o privilégio de acompanhar Ceará, Guarany e Horizonte na fase semifinal. O Horizonte ganhou bem do Maranguape (3 a 1) e ainda teve o privilégio de ver Júnior Cearense isolar-se na artilharia, agora com 12 gols.
O melhor
A fase classificatória chegou ao fim. Independente do que venha a acontecer nas fases seguintes, já restou provado que o melhor técnico desse período foi mesmo Paulo César Gusmão. Tal como acontecera na Série B nacional do ano passado, ele pegou o Ceará em crise. Gradualmente passou a processar os ajustes e conseguiu fazer um time outra vez respeitado. Garantiu o primeiro lugar por antecipação e pôde até poupar alguns jogadores para a fase decisiva.
Detalhes
O Fortaleza viu sumir ontem a chance de ganhar o título arrastão. Agora manterá atenção única na grande decisão 2010. /// O goleiro Eufrásio foi o destaque do empate do Itapipoca (0 a 0) no Pici. /// Em Sobral justo o empate (1 a 1) entre Guarany e Ceará. No gol de Dinei, do Ceará, o passe do ala Diogo foi um primor. /// Clodoaldo ainda continua sendo o jogador de maior habilidade do futebol cearense. Sua intimidade com a bola é inigualável no "matar", no driblar, no cruzar, em tudo. Parece um pai segurando com todo cuidado a mão do filho, tratando-o com carinho e atenção. Assim vejo Clodô e a bola. /// Incrível a superação do Crato, mesmo com mil problemas, chegou. Parabéns.
Limitações da arbitragem
A postura assumida pelo presidente da Ceaf, Leandro Serpa, admitindo como fato normal a vinda de árbitro de fora para dirigir jogos decisivos, foi muito equilibrada. Leandro, do alto de sua experiência, compreendeu as limitações do quadro disponível. No lugar de expor nomes e correr riscos, acatou, a vontade dos clubes. Sábia decisão.
Alternativas
Tenho escutado vários comentários sobre possíveis competições alternativas para os clubes que ficarão inativos no segundo semestre. Tudo bem. Mas qualquer torneio promovido durante a Copa do Mundo será eclipsado pela competição maior. Toda a atenção do público estará nas transmissões diretas da África com vários jogos diariamente. Portanto, será preciso muito cuidado para não cair no ridículo e num grave fracasso financeiro.
Messi e Clodô
A exibição de Lionel Messi na vitória (4 a 1) do Barcelona sobre o Arsenal a todos impressionou, pelos gols e desempenho. O genial gol, encobrindo o goleiro, foi destacados pelos jornais do mundo. Tudo bem. Ora, gols tão bonitos e geniais quanto os de Messi eu vi Clodoaldo fazer, quando no auge da forma. Lamentavelmente o Baixinho deixou passar todas as chances de também encantar o mundo. Qualidade ele teve de sobra para esse mister.
Recordando
Há momentos inesquecíveis na memória e saudade de quem os viveu. Assim a amizade com o Cap Av Anderson Amaro, da Esquadrilha da Fumaça. Com ele belos voos no Catu ao lado do Waldonys. Anderson, torcedor do Ceará, morreu moço demais na queda do avião Tucano. Hoje, às 20 hs, na Capela da Base Aérea, missa de 7º dia por sua alma. Aí, ele (de boné) e eu. Tempo de orações.