Momento final
O returno termina hoje. Ceará e Guarany de Sobral são os únicos com bilhete carimbado para seguir. Horizonte, Fortaleza, Crato e Ferroviário ainda estão na luta. Mas com uma diferença: Horizonte e Fortaleza não dependem de ninguém. Crato e Ferroviário dependem de tropeços de terceiros. Neste momento final, pesará o lado emocional dos atletas. Quem administrar melhor as tensões, tirará proveito. A rigor, a lógica aponta Horizonte e Fortaleza como prováveis classificados. Motivo simples: além de campanhas melhores que seus adversários, Horizonte e Fortaleza têm ainda a vantagem de jogar em casa, respectivamente contra Maranguape e Itapipoca. Detalhe: ao Horizonte basta o empate. Ao Fortaleza o empate pode não garantir. Meta tricolor tem de ser três pontos, se quiser evitar qualquer surpresa.
O artilheiro
O Horizonte precisa apenas de um empate diante do Maranguape para, sem depender de ninguém, passar à semifinal. Trunfo do Horizonte: Júnior Cearense, um dos artilheiros da competição, com 11 gols. Hoje, o desempenho de Júnior será fundamental para garantir a vaga na semifinal. Mas vale uma observação: nos dois jogos recentes, o time vacilou muito (1 a 1 em casa com o Guarani/J e derrota para Limoeiro (3 a 1). Serve de advertência contra possível surpresa hoje.
Tranquilidade
O Fortaleza tem vantagem sobre os concorrentes, pois é a única equipe com vaga certa na grande final do certame 2010. Se para Horizonte, Crato e Ferroviário hoje será rodada de vida ou morte, assim não será para o Leão que seguirá vivo na luta pelo tetra, mesmo que perca a classificação. Portanto, ganhar o primeiro turno é importante porque dá grande margem de manobra. Já agora, numa retomada sob o comando de Zé Teodoro, o Fortaleza está à frente de todos os candidatos ao título estadual. Ainda que não se classifique no returno, fato que seria grande surpresa, o Leão tem o que os outros ainda tentam: chegar à decisão certame estadual. Nisso reside a tranquilidade tricolor.
O outro artilheiro
Betinho tem feito a diferença a favor do Fortaleza na hora das definições. Ele também já marcou 11 gols e divide com Júnior cearense a posição de artilheiro. Nele a torcida tricolor deposita toda confiança. O favoritismo do Leão logo mais diante do Itapipoca tem tudo a ver com Betinho que, exceto sua ruim atuação em Campinas, há feito boas apresentações.
Cochicho
Um amigo meu estava na sala do deputado Gony Arruda, quando o telefone tocou. Era um dirigente do Ceará, perguntando se ele poderia interceder a favor do Vozão junto ao Flamengo numa possível contratação de Petkovic pelo alvinegro. Petkovic viria por empréstimo defender o Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro. Há dias, o jogador dera entrevista, dizendo-se decepcionado com os dirigentes da Gávea, onde não mais se sentia confortável.
Últimas esperanças
Dois times entram em campo hoje, animados pelas últimas esperanças: Ferroviário contra o Limoeiro na Barra e Crato contra o Quixadá no Abilhão. Eles torcem por tropeços de Horizonte e Fortaleza, pois somente assim poderão ter alguma chance. Como se não bastasse, o Ferrão não contará com Alberto, volante de chute forte e de bom aproveitamento em tiros de média e longa distância. Fica sempre no sufoco quem deixa tudo para a última rodada.
Recordando
Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959. A partir da esquerda (em pé): Nadinho, Leone, Henrique, Flávio,Vicente e Beto. Na mesma ordem (agachados): Marito, Alencar, Léo, Bombeiro e Biriba. Destaque aí pata o cearense Alencar, nascido em Maracanaú, que brilhou no Ceará e na seleção cearense que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções. (Colaboração de Marco Antonio de Oliveira).