Goleadas e passeios
Rodada com jogos para todos os gostos, com passeios e goleadas. Tive o privilégio de dispor de imagem especial, direto do Castelão (jogo do Ceará) e imagens dos canais abertos com Crato x Ferroviário e Boa Viagem x Fortaleza. Concentrei atenções no Mirandão porque envolvia o interesse de ambos e mais o do Fortaleza. O Ferrão foi melhor no primeiro tempo, com boas chances de gol. Mas ficou no empate. Na fase final, o Crato voltou em cima. Müller teve dois momentos para definir mas os desperdiçou. Jogo tornou-se franco, aberto, pois ambos precisavam da vitória. A resposta coral veio com Alberto e Diego, que também perderam duas oportunidades. Quando tudo indicava que ficaria no empate, eis que Rafael, pegando uma sobra no último minuto, fez Ferrão 1 a 0. A esperança de classificação do Crato continua. E a do Ferroviário também.
Estreia e estrela
Auspiciosa estreia de Zé Teodoro no comando técnico do Fortaleza. Não deu sequer para ter trabalho porque com nove minutos o Leão já estava com vantagem de 3 a 0 e afundara o Boa Viagem nas poças d´água do gramado do Estádio Serjão. Tatu, Gilmak e Betinho cuidaram de liquidar a fatura logo no início arrasador. Depois, apenas administrou a vantagem. Mesmo assim, Alex Gaibu ainda marcou o quarto gol. Zé Teodoro mal chegou e já vê o time no G-4. Estrela é isso.
Exibição
O Ceará não jogou: exibiu-se. Em nenhum momento o Quixadá demonstrou qualquer poder de resistência. Assim, de forma gradual, o alvinegro foi impondo a sua superioridade. E os gols (4 a 0) foram acontecendo como natural consequência de quem deitava e rolava em campo. Erick Flores, Diogo, Tiago (duas vezes). Um placar que poderia ter sido ainda maior. Como disse o narrador Gomes Farias: "Mais parecia um treino de luxo". A liderança alvinegra está confirmada, mesmo que perca seu próximo jogo que será contra o Guarany no Estádio do Junco. A campanha do Ceará no segundo turno está impecável. Não sem razão é apontado como favorito para conquista o título do returno.
Adeus ao "Fumaceiro"
Em Janeiro passado, o piloto cearense da Esquadrilha da Fuma, Cap. Av. Anderson Amaro, esteve de férias aqui. Voamos e nos divertimos muito. Ele, torcedor do Ceará, bateu fotos com a camisa do time. Na época, em sua homenagem, publiquei as fotos como aí estão. Ele morreu sábado na queda do Tucano. Registro a minha dor, com sentimento de respeito e saudade.
A rodada
Time s que lutam contra o rebaixamento (Limoeiro e Maranguape) podem ser um perigo na rodada final. Ontem, Limoeiro fez 3 a 1 no Horizonte. Serve de advertência ao time de Filinto Holanda, que ainda tem boa vantagem sobre Crato e Ferroviário, mas não pode vacilar na última rodada. /// A vitória do Itapipoca sobre o Guarany (1 a 0) aliviou a situação do Ita, mas não o livra ainda de possível rebaixamento, embora agora respire melhor.
Notas & notas
Fortaleza tem tudo para sacramentar sua classificação: fecha a rodada no alçapão do Pici, onde só perdeu uma vez. Itapipoca na mira do Leão. /// Guarany de Sobral relaxou um pouco. Isso não é bom na reta final, mesmo o time estando classificado. /// Desespero na Barra na quarta-feira: o Ferrão jogando a última cartada. E o Limoeiro na loucura, tentando escapar do rebaixamento. /// Maranguape também vai no desespero a Horizonte.
Recordando
Não tenho a data em que esta foto foi batida. A partir da esquerda: o humorista Renato Aragão, o cantor Raimundo Fagner, o ex-jogador Marciano (na época os locutores o chamam de o Interplanetário) e Zico, considerado até hoje o maior ídolo da história do Flamengo. Hoje Marciano é empresário no setor futebolístico. Zico é técnico. (Colaboração de Fernando Antonio Guarany de Paula).