O Fortaleza fez bonito. Ganhou do Guarani de Campinas por 2 a 0 e vai para o segundo jogo com significativa vantagem. Poderá perder por 1 a 0 e ainda assim avançará na Copa do Brasil. Fiquei surpreso com a força do visitante no primeiro tempo. Marcou forte, em cima, e dificultou as investidas tricolores. Houve apenas duas finalizações: uma de Tatu e outra de Turatto, de cabeça. Mas o Verdão pouco ameaçou no ataque. Na fase final, o Fortaleza soltou-se mais. O gol de Tatu (1 a 0), logo aos 11 minutos, deu ao Fortaleza melhor condição. O Guarani ainda mandou bola na trave em chute de Fabinho. Mas, quando o Guarani teve um homem expulso, o Leão assumiu de vez o controle. Apesar disso, o Verdão algumas vezes ainda chegou ao ataque com perigo. Já nos acréscimos, Turatto fez 2 a 0. Placar mais justo. E boa vantagem para o jogo de volta.
Salão olímpico
Sílvio Carlos ressuscitou o futsal cearense quando em 2007 assumiu com ousadia a organização dos campeonatos estaduais. Tamanho o sucesso que viabilizou as transmissões ao vivo pela televisão. O campeonato estadual 2010 será mais movimentado ainda. Todo o avanço ora observado, quer no plano estadual, quer no plano nacional, dará mais suporte ainda à iniciativa de fazer do futsal um esporte olímpico já em 2016, quando o Brasil sediará a competição. Deus queira.
O vacilo alvinegro
O Ceará poderia ter obtido melhor resultado diante do Corinthians/PR em Curitiba. Com sete minuto de jogo o alvinegro já metera uma bola na trave e fizera 1 x 0, gol de Misael. Teve oportunidades para ampliar com Misael, Heleno e Arlindo Maracanã, de falta. Todas desperdiçadas. O castigo veio. Velha frase do futebol: quem não faz, leva. O Ceará levou. Primeiro com Batata (1 a 1), no final do primeiro tempo. O próprio Batata quase virou. Recado dado. Na fase final, o Ceará perdeu o rumo. E foi dominado pelo Corinthians. Pagou caro por isso. William virou (2 a 1). Verdade que o Vozão ganhará a vaga com vitória simples por 1 a 0 no jogo de volta. Mas poderia ter ficado numa situação mais cômoda.
Ingressos e sorrisos
O presidente da FCF, Mauro Carmélio, feliz com a aceitação da campanha "Seu ingresso vale um sorriso". Duas latas de leite (400g) valerão um ingresso. O arrecadado será doado à "Associação Inclusiva de Fortaleza - EXISTIR", que cuida de crianças com Down. Já valerá para o clássico Ceará x Fortaleza domingo, 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.
Pais da matéria
Sempre que vejo uma lista de dispensa, principalmente quando esta é grande demais, observo ali nada mais nada menos que grave erro de avaliação por parte de quem contratou ou mandou contratar. E fica tudo por isso mesmo. /// Quando um jogador dá certo, aparecem ligeiro vários pais da indicação; quando fracassa, os pais da indicação desaparecem. /// Contratar bem é sinônimo de competência. Dispensar demais é exatamente o contrário.
A rodada
Crato, com justiça, volta à liderança. Aplicou 2 a 1 no Limoeiro. Anima-se para chegar à semifinal. /// Novo tropeço do Guarany em Sobral: 1 x 1 com o Guarani de Juazeiro. Sai da liderança. Há algo emperrando o Bugre. /// Quixadá fez bonito na volta ao Abilhão. Surpreendeu o Ferroviário. Ganhou (2 a 1) e complicou a vida do time coral. Também há algo emperrando o Ferrão. /// Hoje, às 20h45, Maranguape x Itapipoca, ao vivo, pela TV Diário.
Recordando
1996. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Jaime, Damião, Solimar, Airton, Valdemir, Chico e Giordano. Na mesma ordem (agachados): Stênio, Márcio Alan, Luciano, Claudemir e Fernando. Não faz muito, recebi telefonema de Claudemir, que foi craque de bola. Ele está bem. Solimar é empresário bem-sucedido. Faz tempo não vejo Jaime, Damião, Airton e Valdemir. (Acervo de Elcias Ferreira).