Após a goleada
O Guarany terá sentido o golpe da humilhação sofrida em Horizonte, quando foi goleado por 4 a 1, ou já superou a natural prostração havida após a derrota? Somente logo mais, em Boa Viagem, será possível detectar até que ponto tal situação desfavorável mexeu com o ânimo dos sobralenses. A rigor, o time do Torquato sofreu dois duros gols: primeiro, perdeu o turno quando o tinha ao alcance das mãos com três gols de vantagem sobre o Fortaleza. Segundo, viu quebrada a invencibilidade que com orgulho ostentava até chegar a Horizonte quarta-feira passada. Apesar de todos esses contratempos, o Guarany permanece na liderança isolada do returno. E tem todos os motivos para seguir acreditando na retomada. Hoje, diante do Boa Viagem, um tira-teima especial: o Bugre continuará firme ou dará novos sinais de vacilação? Só Deus sabe.
Esperança
Erick Flores é esperança flamenguista. Meia no qual muitos apostam. O Ceará também aposta nele. Erick é habilidoso e confirmou isso quando o Flamengo foi terceiro lugar na Champions Youth Cup 2007. Subiu para o time principal em 2008, mas não teve atuações convincentes. Em 2009, visando a aprimorar sua condição física, foi submetido a uma preparação especial, semelhante à que foi feita com Zico e Sávio. Por falta de chances lá, está aqui. Virou esperança alvinegra.
Postura
Não gostei do Ferroviário no empate (2 a 2) com o Guarani em Juazeiro. Num clássico como o de amanhã, terá de ser mais ousado. No primeiro tempo no Romeirão, o Ferroviário aceitou o domínio do anfitrião. Para se ter uma ideia, os bons atacantes Felipe Klein e Rafael somente uma vez incomodaram a defesa contrária. Bom mesmo foi o volante Alberto, o melhor do jogo. Diego e Cairo meio travados. Eles têm potencial para render melhor. Em determinadas situações, o Ferrão precisa acreditar mais. Na minha interpretação, opção mais correta para a ala direita é Deivid, que apoia com maior desenvoltura. Se o Ferroviário for retraído para o clássico, tal como o foi em Juazeiro, passará sufoco.
Artilharia tricolor
Trunfo do Fortaleza é a força de seu ataque. São 36 gols marcados em 17 partidas. O melhor ataque da competição, seguido pelo ataque do Horizonte que marcou 35 gols. Amanhã, diante do Maranguape no Estádio Moraisão, é inegável a superioridade técnica do time do Pici. Tudo a ver com o ótimo momento de Betinho, que já assinalou oito gols.
Ao vivo
TV Diário mostra, a partir de 15h45, direto do Estádio Serjão, Boa Viagem x Guarany. Narração de Kaio Cézar, comentários de Sérgio Pinheiro e reportagens de Ana Cláudia Andrade. O líder, Guarany de Sobral, em ação. /// Contratações feitas pelo Fortaleza, Leomar, Bruno de Jesus e Marcos Vinícius são a esperança de Luiz Müller na luta para corrigir a instabilidade do setor defensivo tricolor. As referências são boas. A conferir, pois.
Mensagens
Do leitor Valdemir Pacheco (valdemirdecastropacheco@hotmail.com), Viçosa do Ceará: "No futebol há sempre um problemão para a divindade: o atacante reza de um lado e o goleiro reza do outro". Bem, mas eles podem estar rezando apenas pedindo proteção contra contusões. /// Hoje, às 11h30, no Clube Recreativo B-25, o VI Encontro de Ex-alunos e Ex-professores do Curso Mauhel. Homenagem in-memoriam ao fundador, Mauro César Ferreira.
Recordando
Década de 1970. Olha aí o famoso ponta-direita, Mané Garrincha, antes de um partida em que tomaram parte Geraldino Saravá, o maior artilheiro da história do Castelão, e Nena. Não tenho mais detalhes. Gostaria de obter com o próprio Geraldino, hoje residente em Juazeiro do Norte, os detalhes desse jogo e da visita do Mané. (Colaboração de Marco Antonio de Oliveira).