Guarany em Alerta
Pesquisa feita no programa Debate Bola (TV Diário) apontou o Guarany de Sobral como melhor time do campeonato. Na ocasião, levou-se em conta a pontuação geral do certame e a então invencibilidade. A despeito da goleada sofrida diante do Horizonte (4 a 1), o Guarany continua com o maior número de pontos no somatório geral: 32. A goleada e a perda da invencibilidade servem de alerta. Manter o padrão será fundamental para o Bugre não perder o foco. Chamei a atenção para o fato de a defesa do time sobralense ter tomado sete gols nas três últimas partidas, além dos quatro gols que sofreu do Fortaleza na decisão do turno. Por que ficou vulnerável um sistema que antes vinha respondendo bem? Se a correção não for feita de forma imediata, o Bugre poderá ver comprometida a série de sucessos que vem alcançando com muito mérito.
Ídolo
O retorno de Geraldo devolve ao Ceará a esperança de tornar o time mais lúcido e eficiente nas conclusões. Ninguém conseguiu ocupar com competência o lugar de Geraldo. Todos os que ali passaram tiveram seu trabalho comparado com o que Geraldo antes desenvolvera, resultando na reprovação dos substitutos. Portanto, neste retorno a responsabilidade de Geraldo será muito grande, ou seja, fazer de novo contumaz vencedor um time que de certa forma perdeu o rumo.
Observações
Horizonte, antes com Erasmo Fortes, agora com Filinto Holanda, tem feito bela campanha. Tudo com muita competência. Não se surpreendam se vier a ganhar o turno. /// O São José, do Amapá, eliminou da Copa do Brasil o América de Natal. O gol da vitória (1 a 0) foi marcado por Anderson Problema. Caso típico em que o problema vira solução. Coisas da Copa do Brasil. /// Ouvi companheiros criticando a atuação de Bismarck na meia-cancha tricolor. E ouvi companheiros elogiando Bismarck pelo bom desempenho. Tudo no mesmo jogo, ou seja, na vitória por 2 a 0 sobre o Quixadá. Se eu não tivesse visto o jogo, teria ficado numa dúvida cruel. Estou no rol dos que gostaram do trabalho dele.
Contando os dias
Renan Vieira cumpre suspensão imposta pela Justiça Desportiva. A rigor, tal afastamento das funções não afeta a vida do clube nem a do Renan. Aliás, dele a declaração de maior repercussão: a possível volta de Clodoaldo ao Pici após o "estadual". A história Clodoaldo/Fortaleza tem lances de amor e ódio. Mas nas conquistas para sempre os dois estarão ligados.
Notas & notas
O gol mais bonito dos jogos de quarta foi o marcado por Willer, do Itapipoca, no Crato. Uma pintura. /// O árbitro Marcos Sampaio errou feio ao não marcar a falta que resultou na contusão de Paulo Isidoro. Foi tão violenta que Isidoro saiu contundido. /// Atacante Leozinho, do Ceará, fez uma coisa absurda no jogo contra Maranguape: após lindo drible no adversário, mandou a bola para fora, na lateral oposta. A bola passou longe da área. Pode?
Reclamação
Membros do Guarany de Sobral entendem que a maratona de jogos e ausência de atletas importantes como Clodoaldo, Jonny, Júnior e Clayton determinaram o insucesso do Bugre, quando goleado pelo Horizonte (4 a 1) no Domingão. Em onze dias, o Guarany jogou cinco vezes. Enfrentou Fortaleza na decisão (28/02), Maranguape (02/03), Fortaleza (2º turno, 04/03), Limoeiro (07/03) e Horizonte (10/03). Realmente, carga muito pesada.
Recordando
Década de 1980. A partir da esquerda (em pé): o repórter Martins Andrade, o técnico Erandir Montenegro, auxiliar técnico Giordano, Caetano, Arimateia, Marcelo Veiga, Juarez, preparador físico José Maria Paiva, ? . Na mesma ordem (agachados): ? , Roberval José (massagista), ? , Jacinto, Cacau, Alves, ? , Toninho Barrote. (Colaboração de Elcias Ferreira).