Sensação do campeonato
Na classificação geral do certame, o Guarany de Sobral alcançou uma marca significativa. São 32 pontos em 16 jogos. Abriu quatro pontos em relação ao Ferroviário, segundo colocado, que tem 28 pontos. Por mais paradoxal que pareça, exatamente esses dois não têm vaga assegurada na decisão do campeonato. O time do Bugre é bom e foi apontado pela equipe do Debate Bola, domingo passado, como o melhor do certame. Realmente, vem jogando bem. A despeito de ter perdido o turno, manteve o moral elevado, conforme mostram os números desta segunda fase, onde o Guarany já lidera com 100% de aproveitamento. Jefferson, Tiago Granja, Júnior, Claiton, Jonny, Ricardo Baiano, Piva, Garrinchinha, Clodoaldo, Jefferson Maranhense, Carlos, enfim, um grupo fechado, pronto para os futuros desafios.
Gol de quem sabe
O ataque do Fortaleza com Betinho produz muito mais. Ele se mexe bem, tem domínio de bola e dribla com facilidade. O gol que marcou no Crato, aplicando o drible da vaga no seu marcador, foi apenas a confirmação de quem vem sendo a referência na linha de frente. Com sua presença, observem como seu companheiro Tatu se mostra mais à vontade. A continuar assim, tem tudo para isolar-se na artilharia do certame. Betinho atravessa seu melhor momento no Leão.
Dificuldades
No Fortaleza, a dor de cabeça do técnico Luiz Müller é a dupla de zagueiros de área que não está bem. Gaúcho e Turatto não conseguem acertar o passo. /// No Ceará, a dor de cabeça de PC Gusmão é na dupla de ataque. Experimentou muita gente, mas sem sucesso. E não fica só nisso: dor de cabeça também para acertar a meia-cancha. As experiências com Jorge Henrique e Esley não corresponderam. E Wellington Amorim não repete o desempenho que teve na Série B. /// Está no Horizonte, um dos melhores jogadores do certame: Júnior Cearense. É ótima opção em chutes de longa distância. A propósito, no Itapipoca Gonçalves tem um canhão na perna esquerda. Dele a bomba que resultou no gol do Ita.
Esperança coral
O Ferrão teve a melhor campanha classificatória no primeiro turno. Mas não tirou vantagem, pois o direito ao mando de campo foi neutralizado, visto que o Fortaleza é daqui. O Ferrão é vice-líder no returno. Mas o técnico Desessards pensará duas vezes antes de definir a estratégia. Afinal, como restou provado, nem sempre ser o primeiro representa vantagem.
Mensagem
O leitor Alexandre Braga (alexidecc@yahoo.com.br): "Moro em Campinas/SP. O Fortaleza é um time amável mas não correspondido. Explico: quando o Fortaleza estava na 1ª divisão, eram aquelas disputas para ver quem assumiria a presidência. Hoje, temos o inverso! Um isolamento da Instituição Fortaleza pelos que juram amar o clube. Que pena! Diante do que vejo, o Fortaleza é o time das vaidades, dependendo em que posição ele esteja".
Localização certa
No endereço oficial da Federação Cearense de Futebol consta acertadamente sua localização no bairro Gentilândia (Rua Paulino Nogueira, número 77, Gentilândia). Aliás, está demorando o reconhecimento oficial desse bairro, apesar de já haver lei aprovada pelo ex-prefeito Juracy Magalhães. O vereador Iraguaçu Teixeira está averiguando o motivo da demora. O Gentilândia foi campeão cearense de profissionais em 1956.
Recordando
Década de 90. Jogadores do Ceará durante um treinamento no Estádio Carlos de Alencar Pinto em Porangabuçu. A partir da esquerda: Paulão, Nido e Mário César. Confesso que não lembrava de Paulo e Mário. Tinha apenas vaga lembrança de Nido. Fico a perguntar ao colaborador Jurandy Neves de Almeida se realmente eles lá estiveram na década de 90.