Carga pesada
O Fortaleza precisa ter cuidado com a elevada carga de trabalho. Na quarta-feira, 24 de fevereiro, o Leão eliminou o Tigres em jogo pela Copa do Brasil. No domingo, 28 de fevereiro, decidiu e ganhou o turno diante do Guarany de Sobral. Na quarta-feira, 03 de março, perdeu para o Limoeiro (2 x 0) no Bandeirão. Hoje, sexta-feira, 05 de março, novamente enfrenta o Guarany de Sobral, agora em jogo válido pelo segundo turno. E no domingo, 07 de março, enfrentará o Crato. Pergunto: há time que suporte carga pesada assim? Claro que não. Embora usando formação diversificada, tal como aconteceu em Limoeiro quando jogou sem dez titulares, o desgaste acontece. Ao Leão caberá habilidade no sentido de economizar energias. Foi por excesso de jogos que o Crato caiu de produção no primeiro turno e sobrou do G-4. Ficou a lição.
Empatia
Rinaldo ainda é festejado pelos dois gols que levaram o Fortaleza à decisão por pênaltis diante do Guarany de Sobral e, como consequência, a conquista do primeiro turno. Já em Limoeiro, em vista de dez mudanças no time, Rinaldo não teve o mesmo desempenho. Mas não tenham dúvida de que seu nome estará na boca da torcida, quer entre de início, quer fique como opção no banco. O predestinado artilheiro do Pici sabe da empatia que tem junto à galera.
Confiança
"Nós estamos trabalhando sério. Assim acredito que os bons resultados chegarão".
PC Gusmão, Técnico do Ceará
Tempo de espera
O trabalho de remontagem do time do Ceará está sendo muito mais difícil do que talvez o próprio PC Gusmão esperava. Muitos acreditavam que bastaria a orientação do PC para acontecer a retomada. Mas não está sendo bem assim. As dificuldades são visíveis. Uma delas e possivelmente a de mais difícil solução: encontrar um meia que faça a torcida esquecer Geraldo. Segue o tempo de espera. No comando de ataque Dinei poderá firmar-se de vez. Quanto ao meia, só Deus sabe...
Arbitragem
Dacildo Mourão concluiu o levantamento que indicou o ranking da arbitragem no primeiro turno: primeiro, Almeida Filho; segundo, Luzimar Siqueira; terceiro, Wladierysson Oliveira. Assistentes: primeiro, Armando Lopes; segundo, Thiago Brígido; terceiro, Marcos Brígido. /// Para o presidente do Guarany, Luís Torquato, quatro árbitros estão honrando o quadro da FCF: Luzimar Siqueira, Edson Galvão, Cleuton Lima e Cleston Santino. /// Árbitro bom é o que trabalha correto, discreto, sem espalhafato.
Notas & notas
Está no sub-18 do Fortaleza o jovem Bruno Alls, de 16 anos, filho do ex-atacante André Luiz, cearense que brilhou em Santa Catarina, Malásia, Emirados Árabes e Sudão. Se Bruno tiver as qualidades do pai, o Leão estará muito bem servido. /// Luís Torquato protesta contra o excesso de cartões aplicados pelo árbitro Carlos Custódio no jogo Maranguape 0 x 2 Guarany: 16 amarelos e dois vermelhos. Segundo Torquato, sem necessidade. Resultado: o Bugre perdeu Garrinchinha e Clayton para o jogo de hoje.
"Falam muita coisa sobre propostas, mas estou focado agora é no Guarany".
Clodoaldo, Atacante do Bugre
Recordando
Maguari, bicampeão cearense de 1943/1944. A partir da esquerda (em pé): Deefeito, Dudu, Galego, Henrique, Jombrega, Ubaldo, Stênio e Coronel. Na mesma ordem (agachados): Carlinhos, Louro, Pedro, Zé Augusto, Valdemar, Popó e Zé Maria. Observem que são 15 jogadores, isto é, todos os que participaram da campanha. (Colaboração de Elcias Ferreira).