Matéria-744759

Vaias no alvinegro

Mais uma vez, insatisfação da torcida do Ceará. O empate diante do Horizonte (1 x 1) foi pouco para quem quer um time superior, convincente, à imagem e semelhança do que foi na Série B 2009. Pensei que o Vozão deslancharia com o gol de Boiadeiro (1 a 0). Não deslanchou. Antes, Horizonte já mandara bola na trave em chute de Júnior Cearense. E chegou ao empate com Gledson, de falta (1 a 1). O pênalti perdido por Aloísio tirou do Ceará a chance de aliviar a pressão. O alvinegro melhorou na fase final com a entrada de Misael e Reinaldo, mas não o suficiente para dobrar o visitante. Mas é bom lembrar que o Horizonte não é um qualquer. Faz bela campanha, esteve na semifinal do primeiro turno e tem bons valores. Alcançou o que queria. As vaias estão incomodando o Vozão.

Estreia

O Fortaleza começa hoje em Limoeiro sua caminhada no segundo turno. Como é o único garantido na decisão 2010, certamente atuará mais descontraído nesta nova etapa do certame. Mas o propósito é ser tetra arrastão, ou seja, ganhando também o segundo turno. Para que isso aconteça, há necessidade de correção no sistema de marcação que falhou muito no jogo com o Guarany. Coquinho pode ser mais eficiente, pois tem futebol para tal, sem necessidade de apelação.

Detalhes da rodada

Boiadeiro o melhor do jogo. Não apenas pelo gol, mas pela produção. /// Jackson continua sendo o maior destaque do Horizonte. Vem jogando muito, desde o começo do certame. /// Crato cada vez mais líder com a virada (3 a 1) sobre o Guarani. Missão agora é sustentar a posição, sem cair como no primeiro turno. /// Ferroviário obtém vitória importante, de virada (3 x 2), dentro do Perilo Teixeira. O time coral parece ter superado a perda do turno. A vitória deixa lá em cima o astral do Tubarão. /// O Guarany de Sobral também superado o trauma sofrido na decisão do turno. Ganhou bem em Maranguape (2 x 0) e manda um recado: está inteiro e na luta pelo título do segundo turno.

Sempre incomparável

A exibição de Clodoaldo, domingo passado, provou que nos últimos dez anos e ainda agora não há no futebol cearense um jogador mais talentoso do que ele. Mesmo após tantos tormentos fora de campo, sua marca de craque a todos supera em habilidade, visão de jogo e jogadas geniais. Perdoado até quando perde pênalti como ontem na vitória sobre Maranguape.

Bravura

A maquiadora Evânia Barbosa, que trabalha no Sistema Verdes Mares, disse a frase que melhor traduziu, segundo creio, a situação do jogo decisivo do primeiro turno: "O Guarany não merecia perder. Mas o Fortaleza mereceu ganhar". Concordei na hora. Pelo baile que deu, realmente o Bugre deveria ter tido melhor destino. Mas, pela lição de raça, de crença, de força mental, de perseverança, o título acabou nas mãos de quem foi bravo.

Opiniões

De Dunga ouvi declarações interessantes. Ele disse: "Eu e Jorginho somos apaixonados por futebol. Não olhamos só os melhores momentos: olhamos os 90 minutos". Numa conversa dele com o jornalista Paulo César Vasconcelos, Dunga frisou: "A palavra comprometimento é fundamental. Para estar na seleção, tem de haver comprometimento". Arremate do treinador: "Os jogadores que estiveram na Copa passado estão ajudando os mais jovens".

Recordando

1967. Visita do Santos a Fortaleza. Amistoso diante do Ferroviário. Aí aparece Pelé com a bola diante de Gomes, sendo observado pelo lateral-esquerdo coral, Barbosa, que hoje é dirigente da Agap. O outro santista é Dorval, notável ponta-direita que também jogou na Seleção Brasileira. Não recordo o resultado dessa partida realizada no Estádio Presidente Vargas. (Colaboração de Jurandy Neves).