Vitória com mérito
O Guarani soube ganhar no Romeirão. Aproveitou a desvantagem numérica do Fortaleza a partir de 29 minutos do primeiro tempo, com a expulsão de Coquinho, e tomou conta do jogo. A rigor, o Fortaleza exercia visível domínio, mandando duas bola na trave, uma com Peter e outra com Eusébio. Mas a expulsão de Coquinho mudou o rumo do jogo. O Guarani subiu todo, com destaque para o ala Felipe Almeida que fez 1 a 0 e criou boas situações. Na fase final, Jacaré ampliou (2 a 0). O Fortaleza demorou a reagir. Somente o fez na reta final com o gol de Betinho, que também teve outra chance para empatar, mas a desperdiçou. O Guarani mostrou-se competente na administração do resultado. Destaque para Felipe Almeida, Tiago Santos e Roberto Jacaré. Este, com belos dribles, desfilou na defesa tricolor. O Guarani já é o terceiro, com mérito.
Etapas
O gramado do Castelão foi recuperado em tempo recorde, conforme promessa cumprida pelo secretário do Esporte do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa. Estive lá. O dr. Gabrielli mostrou-me documentário sobre a obra, etapa por etapa, desde a retirada do gramado anterior até a conclusão do novo. Tudo de acordo com as mais modernas técnicas usadas nos gramados dos estádios europeus. Agora é esperar a fixação. E o estádio terá outra vez um dos melhores gramados do Brasil.
A rodada
Empate Guarany 1 x 1 e Ferroviário, em Sobral, dentro do esperado. Vejam como Felipe Klein vai também deixando sua marca de goleador. Os dois times continuam com justiça na liderança e vice, respectivamente. /// Decepção: o Crato perdeu mais uma em casa. Maranguape foi lá e ganhou (3 a 2). Técnico Maurílio aliviado. Já o Crato deixa a zona de classificação. Pior de tudo: vem enfrentar aqui Ceará e Ferroviário. Feia a coisa. /// Chama atenção o poder de reação do Quixadá nestes dois últimos jogos. Ontem, de virada, fez 3 a 2 no Horizonte. Domingo, após estar perdendo por 3 a 0, virou para cima do Limoeiro (4 a 3). Incrível. /// Itapipoca reage bem e faz 2 a 1 dentro de Boa Viagem. Eudi feliz.
Hora de recomeçar
O técnico PC Gusmão, quando aqui chegou pela primeira vez, pegou o Ceará na zona de rebaixamento da Série B. Se não me falha a memória, viu ainda o time ficar na lanterna da competição por uma rodada. Recuperou o grupo e, num feito histórico, classificou a equipe para a Série A nacional. Agora, pega o time fora da zona de classificação. Hora de recomeçar.
Simplificação
Improvisação o PC só faz quando estritamente necessário. No anúncio do time para hoje já se observou seu conservadorismo, no que aliás está correto. Simplificou. PC sabe que, para manter o prestígio, terá de imediatamente buscar resultados positivos. O time não viverá das glórias do final de 2009. Futebol é presente. O Ceará é favorito diante do Limoeiro, principalmente pela estréia de PC. Ambiente altamente favorável à retomada alvinegra.
Mensagens
Do leitor Vicente Pontes Pinheiro (vicentepontes@petrobras.com.br), Natal/RN: "Sou fã da TV Diário. Vocês não imaginam o bem fazem aos cearenses que moram longe. Parabenizo o Sebastião Belmino, pelo aniversário dele, e a toda a equipe pelo excelente trabalho esportivo". /// De João Feijó Nunes (joao.feijo@hotmail.com): "Sou fã de carteirinha da TV Diário e da Verdinha. Até quando estou viajando, de férias, fico ligado". Muito obrigado, amigos.
Recordando
1994. Num encontro festivo promovido pela Apcdec (Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará), aí estão o comentarista Wilton Bezerra, o hoje deputado federal Ciro Gomes e, sentado, observando, está o colunista Sílvio Carlos. Detalhe: Cico Gomes, antes de ingressar na vida política, foi comentarista esportivo dos bons, na querida cidade de Sobral.