Matéria-727036

O nome da rodada

Quatro vezes Rafael. Ferroviário fez bonito na Barra: 4 a 0 no Quixinha. Mais bonito ainda o trabalho do artilheiro coral, Rafael, que desmontou o Quixadá, marcando os quatro gols. Quando a vitória é bonita, o gramado não atrapalha nem existe cabeça de burro enterrada no "Elzir Cabral". Já no Pici, o Fortaleza teve trabalho no primeiro tempo. Horizonte equilibrou. Mas o gol de Gilmak, logo aos quatro minutos da fase final, tranquilizou o Leão. Este confirmou a vitória com o gol de Tatu (2 a 0). Merecida vitória no jogo que assinalou o retorno de Paulo Isidoro. A reação devolve ao Pici e ao técnico Luiz Müller um ambiente de paz. E reacende a esperança tricolor na luta pelo tetra. Em Limoeiro do Norte, chuvas fortes fizeram interromper o jogo em que o Crato aplicava 1 a 0 no anfitrião. Hoje pela manhã o final dessa história.

Estreia

O técnico Neto Maradona estréia hoje no Guarany de Sobral. Ele já esteve no Bugre em 2007. Neto dirigiu o Baraúnas na boa campanha da Copa do Brasil em 2005. Ele também já treinou outros times cearenses e o Botafogo/PB. /// A propósito de treinador, o campeonato ingressa agora na sétima rodada, ou seja, aquela em que as cobranças aumentam. A contemporização vai cedendo lugar às pressões mais fortes. Exatamente aí aumentam as demissões dos técnicos.

Vitória num tempo

O Boa Viagem soube tirar proveito da inquietação do Ceará. Com 13 minutos de jogo, já vencia por 2 a 0, gols de Victor e Serginho. Ora, para quem já estava em pânico como o Vozão, valeu quase como um nocaute. O terceiro gol (Serginho), então, estremeceu o alvinegro. Mas na fase final, só deu Ceará. Foi para cima, cresceu com Misael, Rinaldo e Jorge Henrique. Bombardeou. Teve brio, atitude, coragem, garra, tudo o que lhe faltara no primeiro tempo. Boa Viagem desistiu do ataque. Ficou acuado, todo atrás. E quase pagou caro por isso. O Ceará diminuiu com Misael (3 a 1) e Vavá (3 a 2). Pelo segundo tempo, o alvinegro merecia pelo menos o empate, apesar de seguir confuso em suas linhas.

No tempo do tapete verde

Em 1973, quando da inauguração do Castelão, o gramado dessa praça foi considerado o melhor do Brasil, rivalizando com o do "Serra Dourada" em Goiânia. Anos depois, pela desídia, o gramado do Castelão ficou imprestável. Agora, após nova reforma, com o replantio total da grama e drenagem moderna, há esperança de que volte a ser o que era antes. Queira Deus.

Twitter

Do leitor Antonio Mateus (nsmantonio@yahoo.com.br): "Sugiro que o "Recordando" no Debate Bola (TV Diário) seja dividido pelos blocos (décadas 90-2000; 70/80; 50/ 60). Assim pessoas de todas as idades poderiam participar. Também sugiro a ferramenta twitter, pois é melhor que o e-mail. No twitter o cidadão não fica escrevendo abobrinhas, haja vista o limite de 140 caracteres. Um forte abraço"! Gostei da ideia. Vou estudá-la.

Invicto

O Guarany de Sobral, único invicto no Campeonato Cearense 2010, defende hoje essa condição diante do Guarani de Juazeiro do Norte. Uma vitória e quatro empates motivaram a demissão do técnico Filinto Holanda. Hora de ver o comportamento do Bugre, agora sob o comando de Neto Maradona. /// Itapipoca e Maranguape jogam hoje às 20h15, em Itapipoca, com transmissão ao vivo pela TV Diário. No Ita, Willer; No Maranguape, Pitbull.

Recordando

Ferroviário, bicampeão cearense 1994/1995. A partir da esquerda (em pé): Naza, Jorge Luís, Batista, João Marcelo, Santos, Alencar, Ricardo Lima e Roberval. Na mesma ordem (agachados): massagista Zé Maria, Hilton, Piti, Robério, Biriba, Acácio, Paulo Adriano, Branco e Reginaldo. Detalhe: Naza foi vice-campeão no mundial de clubes, jogando pelo Vasco/RJ. (Acervo Jurandy Neves).