Espanta Fantasmas
A convincente vitória Fortaleza, 4 a 1 sobre o Quixadá, trouxe alívio ao Pici. Bastou um tempo para o Leão engolir o visitante: 3 a 0, com gols de Guto, Betinho e Bismarck. Na fase final, mera administração tricolor. Nem o gol de Juranilson, do Quixadá, reduziu a superioridade do Leão. Para aumentar a alegria, Tatu estreou e deixou a marca dele com belo gol. Luiz Müller pode respirar tranquilo. A missão agora é sustentar o padrão e evitar a recaída que aconteceu diante do Crato, revés que quase lhe custou o cargo. Na Barra, o Guarani também espantou fantasmas: pregou peça no Ferroviário (1 a 0). Os maus presságios começaram com pane no fornecimento de energia elétrica. Marquinhos fez o gol da vitória, que quebrou a prostração moral decorrente da goleada sofrida diante o Ceará. Torcedor coral na bronca: foi grande a frustração .
Discrição
O discreto treinador Orlando Caulim, do Crato, chegou sem alarde ao Cariri. De repente todos passaram a olhar com atenção o seu grupo, haja vista o sucesso diante do Fortaleza e a liderança ontem retomada. Orlando teve experiência nas bases do Sport/PE, depois treinou times em Sergipe, dirigiu a Cabofriense e também comandou o Salgueiro/PE. Sua vantagem é conhecer bem o futebol cearense e o futebol pernambucano, onde foi buscar gente boa para compor o time cratense.
Falha lamentável
O voluntarioso Maranguape abafou a suposta superiorioridade do Ceará e ganhou por 1 a 0. O alvinegro teve as melhores chances no primeiro tempo, máxime com Michel, em que o goleiro Anderson foi bela defesa, e outra com finalização de Vavá, que passou rente à trave. Na fase final, o Maranguape marcou melhor. O jogo corria equilibrado, mas falha lamentável do goleiro André Sangalli mudou o rumo da história: Danilo Pitbull fez Maranguape 1 a 0. Anderson e Michel foram expulsos e comprometeram a reação. Maranguape tocou a bola e garantiu a vitória. O Ceará precisa não perder a sensatez em situações desfavoráveis. Se Renê Simões não segurar o time agora, terá sérios problemas.
Mais um jogo ao vivo
Time do Crato, aí num festivo momento de vitória, está na liderança. É sensação do "Estadual 2010". A goleada sobre o Fortaleza (4 a 0) e o triunfo sobre o Itapipoca (1 a 0) deram novo status ao time do Cariri. Hoje, às 20 horas, direto do Moraisão, a TV Diário mostra ao vivo Boa Viagem x Crato, quando o time de Orlando Caulim tentará ampliar sua vantagem. Imperdível.
Ecos da rodada
O Horizonte arranca empate diante do Guarany dentro do Junco e, levando-se em conta a bela vitória sobre o Itapipoca (5 a 3) no "Perilo Teixeira", deixa claro que dará muito trabalho na medida em que Erasmo Forte for acertando. /// Frustração em Sobral, pois o Guarany deixou passar grande chance de assumir a liderança. /// Com a cara não chão estão os que mandaram embora o goleiro Adilson Paredão. Todos agora calados, sem argumentos.
Mensagens
Do leitor Maninho Cunha a Sílvio Carlos: "Gostaria que vocês vissem as imagens de Arsenal de Caridade x Icasa. O campo de Caridade não é de boa qualidade, mas destaco o trabalho do técnico Jerônimo, do preparador físico e jogador Paulo Jefferson e dos demais. Se o Arsenal tiver ajuda concreta, chegará lá". /// Lembrete do pesquisador Airton Fontenele: ontem fez 27 anos da morte de Garrincha e 17 anos da morte de Moésio Gomes.
Recordando
Início da década de 70. Calouros do Ar. A partir da esquerda (em pé): Ribeiro, George, Renato, Albano, Luís Vieira Vilanova e Duran. Na mesma ordem (agachados): Brivaldo, Célio (não confundir com o Célio que brilhou no Fortaleza na década de 60), Simão, Marrom e Alísio. Detalhe: George morou em Portugal durante muitos anos. Renato trabalhou na TV Verdes Mares. (Colaboração de Elcias Ferreira).