Ceará favorito
Verdade que o Ceará ainda não voltou a apresentar a mesma qualidade de futebol que o levou à Série A do Campeonato Brasileiro. Mas, pelo elenco que possui, é apontado como favorito para ganhar o turno. Hoje, em Maranguape, mais uma vez a análise é feita em cima da diferença de elenco e de estrutura. Tudo favorável ao Ceará. Além disso, o Maranguape ainda anda tateando em busca de melhor definição. A despeito de valores importantes como Sérgio, Breno, Danilo Pitbull e César, a equipe não engrenou. E padeceu abatimento maior pela derrota em casa, no Moraisão, para o Quixadá. O próprio técnico Maurílio já observa os primeiros sinais de pressão. Isso é muito natural. No Ceará, lamentável a ausência de Wellington Amorim, justo após o jogo em que voltou a atuar bem. Para o atleta não há tormento maior que contusão.
Na mira
O técnico Luiz Müller sabe que está "pendurado". Com sua larga experiência no futebol, como jogador e como auxiliar técnico, Müller aprendeu que sem vitória qualquer um vira peça insustentável. Agora, iniciante na nova função de treinador, Müller também conhece muito bem quão cruel é a vida de quem resolve abraçar essa complicada profissão. Muitas vezes a questão é tratada assim: quando ganha, mérito do time; quando perde, culpa do treinador. Ele está na mira.
Tricolores
Em 2009 o Fortaleza recebeu o Quixadá no Alcides Santos. Ganhou por 2 a 0, mas o Quixinha deu muito trabalho, principalmente no segundo tempo. Hoje, as circunstâncias são diferentes. O Quixadá faz boa campanha, enquanto o Fortaleza amarga a posição de lanterna. No seu alçapão, o Fortaleza não poderá tropeçar. A resposta à torcida virou mão única: vitória. Qualquer outro resultado terá repercussão imprevisível. /// Na Barra do Ceará, o Ferroviário recebe o Guarani de Juazeiro. Neste jogo, o Ferrão embalado pela primeira vitória, tem todas as condições a favor. A não ser que o Guarani busque força interior muito forte, capaz de superar o abatimento moral pela goleada sofrida ante o alvinegro.
Arbitragem
Eveliny Almeida foi infeliz no na arbitragem que realizou em Limoeiro do Norte. Ela prejudicou o Guarany de Sobral. Não marcou dois pênaltis claros a favor do Bugre. O primeiro aos 23 do primeiro tempo e o segundo aos 47 do segundo tempo, conforme o teipe da partida. Mas isso não autoriza ofensas pessoais contra a árbitra que é pessoa de conduta ilibada.
Piloto, muito piloto
Do cearense, Anderson Amaro, piloto da Esquadrilha da Fumaça, recebi o seguinte agradecimento: " Prezado amigo, Tom Barros! Grande minha felicidade ao ver neste conceituado jornal (Diário do Nordeste), do qual meu pai é assinante, a minha foto com o manto sagrado do Ceará. Caro amigo, meus sinceros agradecimentos por esse apreço. Espero um dia poder retribuir tamanha gentileza". Atenciosamente, Cap. Av. Anderson Amaro #7".
Mensagens
Do leitor Antonio Mateus (nsmantonio@yahoo.com): "O Reginaldo (Recordando de 18.01.2010) jogou também no Ceará. Quando apareceu aqui, veio do Maranhão para o Ceará em 2001 pelas mãos do Arnaldo Lira". /// De Almiro Cunha (almirocunha@hotmail.com): " Temos que ter cuidado ao analisar os jogos do Ceará. Um cronista disse no Debate Bola que o Ceará tem obrigação de golear todos. Se fosse assim já poderia receber a taça".
Recordando
Década de 90. Lance no qual o atacante Sandro Gaúcho disputa a bola com um zagueiro do Guarany de Sobral. Sandro detém até hoje a marca de maior artilheiro da história do futebol cearense, com 39 gols. Hoje, Sandro está morando no Rio Grande do Sul. Não sei em que atividade profissional ele trabalha. O melhor momento de Sandro foi mesmo no futebol cearense. (Colaboração de Jurandy Neves).