Precipitação
Cometerá grave equívoco de avaliação quem tirar conclusões imediatas após a primeira rodada do Campeonato Cearense, acontecida no sábado e domingo passados. O Fortaleza, por exemplo, imagem do desentrosamento e da falta de ritmo, assim não permanecerá até o fim do turno. Com os novos contratados e sequência de jogos, deverá crescer de produção. Isso é muito comum. O próprio Ceará, que estreou com vitória sobre o Horizonte, não apresentou padrão convincente. A meia-cancha requer um jogador especialista nas articulações e o ataque ainda busca a inclusão de um artilheiro ideal. Não posso falar sobre o Ferroviário porque não o vi em ação. Prefiro aguardar um pouco mais para opinar com segurança nos próximos jogos. Apenas um lembrete: no início, geralmente as aparências enganam.
Qualidade
Há jogadores que, apesar de veteranos, mantêm o padrão. Caso de Chiquinho, do Limoeiro. Enquanto em campo diante do Fortaleza, foi o melhor. Dele o perfeito cruzamento que resultou no gol de Lequinha. O melhor momento da carreira de Chiquinho foi no Vasco da Gama do Rio de Janeiro, onde fez boa temporada no certame carioca, inclusive escolhido algumas vezes como "o jogador da rodada". Motivo de atenção por parte dos que vão enfrentar o Limoeiro.
Observações
O bloqueio do Ceará continua impecável, com Heleno, Michel e João Marcos. /// A defesa do Fortaleza prossegue como alvo da atenção do treinador. Parece herança maldita que vem passando de ano para ano. Incrível. /// O goleiro da rodada foi Rafael, do Limoeiro. As duas mais belas defesas neste início de certame foram feitas por ele. /// Hora e a vez de Guto, ala esquerda do Fortaleza. Tem de ter confiança e personalidade para acreditar mais no seu potencial. Agora ou nunca, Guto. /// Torcida do Ceará ficou aquém do esperado no jogo em Horizonte. Não entendi a razão. Com relação ao jogo de amanhã, em Itapipoca, torna-se mais difícil a presença da massa alvinegra em razão da distância.
O recado do Guarany
A preparação do Guarany de Sobral foi consistente. O primeiro resultado aconteceu na vitória sobre o Maranguape, que igualmente fizera boa pré-temporada. Há quem diga que o Bugre será a grande surpresa de 2010. Mas entendo ser muito cedo para tal indicação. Prefiro esperar um pouco. O atacante Valdir Papel é peça importante no esquema do Guará.
Atletas importantes
Quero acreditar que, quando Gaúcho entrar na zaga tricolor, os problemas ali serão resolvidos. Na sua primeira passagem pelo Leão, Gaúcho correspondeu. Exerce liderança, fator em falta no sistema defensivo do tricolor. /// Notem que no Limoeiro, mesmo com a boa apresentação, houve a ausência do volante Dude. Com ele, a cedência que permitiu a reação tricolor certamente não teria acontecido. Dude faz o time mais consistente no combate.
Mensagens
Do leitor Carlos Gonzaga (carlosgonzaga@10gmail.com): "Gostaria de manter contato com o ex-jogador Cleisson para uma visita dele a um clube de futebol de adolescentes. Fone do diretor do clube: 87731329, Irmão Zé Luiz). /// De Bruno Marques (brunomarques.midia@gmail.com): "Sou publicitário, torcedor do Ceará, ouvinte do Gomes Farias e leitor assíduo. Lembro-lhe de outro ídolo alvinegro eternizado na mente da torcida: Tiquinho".
Recordando
Final da década de 70. Reunião de eminentes diretores do Ceará. A partir da esquerda (em pé): Franzé Morais e Eulino Oliveira. Sentado está Ernando Uchoa Lima. Os três tiveram importante participação nas conquistas do clube. Franzé foi o mais carismático presidente que o Ceará já teve. Foi ele o primeiro a chamar de "meu baú" a torcida alvinegra. Hoje, Franzé está muito bem de vida.