Matéria-711113

Emoções diferentes

"As velas do Mucuripe vão sair para pescar. Vão levar as minhas mágoas pras águas fundas do mar". Fagner e Belchior inspirados. E quem não se encanta com o Mucuripe? Amanhã, mais ainda, porque cenário da Regata Dragão do Mar, tradicional evento agora resgatado por iniciativa do diretor da TV Diário, Roberto Moreira. Foram oito anos sem essa competição que já chegou a colocar duzentas jangadas nas disputas. Em boa hora acontece a retomada. Desta vez, as velas do Mucuripe não vão sair para pescar, mas para competir. A prova começará às 10 horas da manhã. Valerá a experiência do jangadeiro que melhor dominar os segredos das ondas do mar, bem como os da direção e velocidade dos ventos. A Regata terá transmissão ao vivo pela TV Diário. Taí ótima opção para quem gosta de descobrir diferentes emoções.

Guerreiro

O volante Dude fez história no Fortaleza. Tantos os títulos, tantas as participações pelo tricolor de aço que se torna impossível separar as duas imagens. Quando Dude deixou o Fortaleza, levou consigo parte de uma história de sucesso, a despeito das contestações que sofreu dos mais exigentes. Agora Dude está no Limoeiro. Quis o destino que, na estreia, tenha de enfrentar seu ex-clube. Certamente a torcida do Leão saberá dar a Dude o respeito e o carinho que ele merece.

Reforços

Dos jogadores confirmados pelo Fortaleza, a melhor impressão que tenho é a do zagueiro Gaúcho. Combativo. É do tipo que se doa em campo. /// Alex Gaibu é bom, mas precisa manter melhor regularidade de produção. Caberá ao técnico Luiz Muller descobrir como otimizar o potencial desse jogador. /// Turatto, quando aqui esteve, alternou bons e maus momentos. Ele tem qualidade importante num zagueiro: sabe cabecear muito bem. Quando apoia, vez por outra assinala gol. /// O futebol de Dedé é conhecido. Foi bem, de volante, no Ferroviário. E soube se sair bem quando Lula o fez ala no Ceará. /// Agora o Leão tem algo concreto: saiu das promessas para as realizações.

Motivo para sorrir

O volante Michel tem todas as razões para estar feliz: foi certamente o mais regular jogador do Ceará, tanto no Campeonato Cearense, quando no Campeonato Brasileiro da Série B. Ganhou o reconhecimento da torcida que o tem na conta de exemplar guerreiro. É difícil hoje em dia jogador com tamanha resistência física.

Favorito

Opinião unânime no programa A Grande Jogada (TV Diário): o Ceará tem o melhor elenco para a temporada estadual 2010 e já entra como favorito na competição. Realmente quem tem Boiadeiro, Anderson, Michel, Heleno, João Marcos e Reinaldo revela qualificação para encarar bem os obstáculos do Campeonato Cearense. Mas em Porangabuçu o rótulo de favorito está sendo evitado porque gera muita cobrança e pressão.

Notas & notas

O zagueiro Erivelton, ex-Ceará, está feliz no Sertãozinho. Motivo simples: o novo técnico dessa equipe paulista é Márcio Araújo com quem Erivelton já trabalhou. /// No Itapipoca, três velhos conhecidos: o goleiro Eufrásio, o volante Stênio e o meia Willer. Sabem jogar. Não sei a razão por que Stênio não alcançou projeção após o "Estadual" 2009. /// Hora de Danilo Pitbull "explodir" no Campeonato Cearense. O tempo está passando, Danilo.

Recordando

Na década de 90, Marquinhos Capivara (E) e Fernando formaram no ataque do Ceará. Marquinhos hoje integra a comissão técnica do Maranguape, ao lado de Maurílio (técnico) e Maizena (auxiliar). O auge de Marquinhos foi no Internacional de Porto Alegre. Quanto a Fernando, faz tempo não o vejo. Não sei o que faz desde que pendurou as chuteiras. (Acervo de Elcias Ferreira.