Carreira solo
Avançar na vida é desejo natural do ser humano. Em qualquer profissão chega o momento em que, a partir dali, a pessoa terá de sozinha alçar voo. Instante único, inesquecível. Luiz Muller disse-me no Debate Bola (TV Diário) que demorou a sair da função de auxiliar. Dilatou o tempo, mas agora chegara a hora da nova missão. Considera-se preparado por tudo o que aprendeu como jogador e auxiliar. Lembrei episódio que marcou minha vida. Eu era aluno do curso de pilotagem. Após as horas de praxe, meu instrutor mandou que eu parasse o aviãozinho ao lado da pista. Ele desceu e disse: "Agora você vai voar sozinho. Não tenha medo. Não o liberaria se não tivesse certeza de que você é capaz de ir e voltar seguro". Meio tenso, pois sabia que não teria a mão do instrutor a corrigir erros, eu decolei. Voei. Voltei feliz. Agora é com você, Muller.
Prestígio
Integrante do comitê executivo da Fifa no âmbito jurídico e também nas questões do futsal, o cearense Álvaro Melo Filho é exemplo de competência na aérea do Direito desportivo. Na "Festa do Futebol", quando do lançamento do Campeonato Cearense 2010, ele foi bastante cumprimentado pelo que há desenvolvido nas suas atividades junto a órgão gestar mais importante do futebol mundial. Detalhe: mesmo com tanto prestígio, Álvaro não perde a simplicidade. Isso é bom.
Precipitação
O técnico Renê Simões, ao descartar o ídolo Adilson, gerou impacto negativo na sua atitude inicial. Antes, declarara que não conhecia o elenco. Se não conhecia, correto seria avaliar as condições atuais do jogador. Sem isso, cometeu terrível precipitação. Se demitiu por aconselhamento de terceiros, demonstrou grave insensatez. Ainda não entendi a razão por que PC Gusmão e Renê Simões revelaram má vontade para com Adilson. O que nos bastidores o goleiro terá feito de errado? Há algo não revelado por trás disso? Se é consenso que o goleiro com 35 anos de idade está no auge da experiência, o inexplicável o ato de Renê só poderia mesmo causar péssima impressão. Pegou muito mal.
Regata Dragão do Mar
Cenário encantador para a retomada da Regata Dragão do Mar que a TV Diário realiza domingo próximo, pela manhã, em Fortaleza. Um resgate histórico que o diretor do Canal 22, Roberto Moreira, em boa hora resolveu fazer. Será o retorno de uma tradição que mostra a bravura do jangadeiro cearense, imortalizada pelo reide Fortaleza/Rio de Janeiro em 1941.
Observações
O secretário de Esporte, Ferruccio Feitosa, fez observação importante, quando da posse de Mauro Carmélio na presidência da FCF. Disse que "a composição da chapa vencedora só foi possível graças à grandeza de espírito de Sílvio Carlos que abriu mão de sua candidatura à vice-presidência, vaga ocupada por Idemar Citó". Na verdade, a atitude de Sílvio foi pacificadora e desprendida. E o reconhecimento público de Ferruccio fez justiça ao papa.
Notas & notas
DO leitor Alencar Costa (selmalencar@hotmail.com): "Tangerina, ex-Fortaleza, é visto sempre na Rua Diamantina. Ele mantém a forma jogando bola com amigos". /// De Rivelino Cardoso (robertorivelino@msn.com): "Discordo quando você diz que a montagem do Ceará tem que ser já para o Campeonato Cearense. Jogador para Série A custa caro e o nosso campeonato, se já era deficitário, agora com a reforma do Castelão tornou-se pior".
Recordando
1984. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Jorge Pinheiro, Eduardo, Paulo Sérgio, China, Canhoto e Expedito. na mesma ordem (agachados): Eliézer, Josimar, Sílvio, Mirandinha e Marquinhos Capivara. Faz tempo não vejo Eliézer. Não sei o que faz após ter pendurado as chuteiras. Jorge Pinheiro é técnico. Marquinhos Capivara dirige escolinha de garotos. (Colaboração de Antonio Marcelino).