Série A mais difícil
Este ano, não caiu para Série B nenhum time grande do futebol brasileiro. Estava virando rotina a descida de pelo menos um. Fluminense e Botafogo ficaram a perigo rodadas a fio. Mas se salvaram no último round. Assim, tornou-se mais difícil a missão do Ceará, que quer permanecer na elite por muito tempo. Ora, quando Palmeiras, Atlético de Minas, Fluminense, Corinthians e Vasco da Gama foram rebaixados, ficou uma dificuldade a menos para os time que tinham subido para a Série A. Agora, justo no ano da ascensão alvinegra, todos os grandes lá permaneceram como a tornar mais complicada a tarefa do time de Porangabuçu. Mas é isso mesmo. Quem ousa chegar ao patamar de cima do futebol nacional sabe muito bem os percalços que terá pela frente, com ou sem queda de time grande para a Série B.
Filosofia do PC
Gerou expectativa a postura do técnico do Ceará, PC Gusmão, no tocante à filosofia que colocará em prática. Haverá diferença entre alguns jogadores que servirão apenas para o Campeonato Cearense, quanto ao tratamento que será dado aos que defenderão o clube na Série A nacional? Pelo que conheci de PC Gusmão, observei de sua parte muita sinceridade em tudo o que faz. E, igualmente, passou-me a imagem de um homem justo. Sendo assim. Nada a temer, pois.
Movimentação
Bons jogadores no time de Boa Viagem: Esquerdinha, Claudecir, Vítor Cearense, Lô e Tela. Reafirmo: Claudecir é melhor do que muita gente que veio para o Fortaleza. /// O Crato optou por jogadores de Pernambuco e Piauí. Considero uma saída inteligente, máxime quando o treinador conhece bem a qualidade do futebol da região. /// Ferroviário preferiu mesclar o futebol de casa com o futebol do Rio Grande do Sul. Se esta "simbiose" dará certo, só o tempo dirá. Gostei da conversa que tive com o técnico coral, Armando Desessards. Mas seu desafio não será fácil. /// Eudi Assunção mandou-me a lista de todos os jogadores que o seu Itapipoca contratou. Vai dar trabalho, sim. Tem muita gente boa.
Esperança de um novo PV
Tenho o privilégio de há muitos anos morar perto do PV. Eu o considero o mais simpático estádio de Fortaleza. Entendo até que poderia ter tido sua capacidade ampliada para 30 mil lugares (sentados). Há alguns dias começaram a descarregar o material para a reforma que começa no próximo mês. Ainda bem. Houve demora demais. Espero que o novo modelo compense.
Sem preconceito
Recebi de Roberto( betorepresentate@terra.com.br): "Discordo de você, quando diz que o Nordeste é discriminado. Você, fala sistematicamente nesse assunto. Antigamente pode ter havido preconceito por parte de alguns idiotas. Mas hoje não vejo isso de forma alguma. Viajo muito pelo eixo Rio/S. Paulo e só vejo elogios a Fortaleza. Sou paulista, moro aqui há 12 anos, e lá nunca vi ninguém, com preconceito, falar mal de Fortaleza ou de nordestino".
Artilheiros
O maior artilheiro brasileiro em Copas do Mundo é Ronaldo Nazário com 15 gols, 19 jogos e participação em três Copas; Pelé, 12 gols, 14 jogos e quatro Copas; Ademir Queixada, 9 gols, 6 jogos, uma Copa; Vavá, 9 gols, 10 jogos, duas Copas; Jairzinho, 9 gols, 16 jogos e três Copas; Leônidas da Silva, 8 gols, 5 jogos, duas Copas; e Rivaldo, 8 gols, 14 jogos, duas Copas. A melhor média é de Ademir Menezes (Queixada). Dados de Airton Fontenele.
Recordando
Década de 70. Três goleiros que marcaram época no Fortaleza. A partir da esquerda: Lulinha, Cícero e Procópio. Observem o cabelo da moda. Lulinha nem de longe lembra o carequinha de hoje. Lulinha é empresário bem-sucedido. Cícero é professor de Educação Física.Procópio, se não houver engano de minha parte, formou-se em Engenharia Civil. Souberam fazer o chamado pé-de-meia.