Circunstâncias diferentes
Outra vez Ferroviário x Ceará no Castelão. As condições são favoráveis ao alvinegro. Embora o Ceará ainda busque a sintonia fina, sua produção revela avanços. O Ferroviário despencou. E a queda do time neste segundo turno teve como consequência a substituição do técnico Gilson Maciel por Sérgio Alves. Este tenta descobrir como fazer novamente vitorioso o Ferrão, mas há encontrado dificuldade. É consenso popular que clássico nivela. É possível. As máximas do futebol foram criadas sobre dados históricos. Ora, Ferroviário x Ceará, quer queiram, quer não, é clássico. Logo...
Bom começo. A estreia do técnico Leandro Campos pelo Ceará aconteceu justo na vitória sobre o Ferroviário (1 a 0). O Ferrão já vinha de três derrotas seguidas: Fortaleza, 1 a 0; Horizonte, 4 a 1; Tiradentes, 1 a 0. Hoje, novo round.
Reduzir tensão
É o terceiro clássico que o jovem time coral pega na capital. Pode ser que agora, com a experiência dos clássicos anteriores, Everton, Sami, Foguinho, Giancarlo, Ted e companhia sintam menos as tensões que tanto têm prejudicado o time neste turno. Hora de relaxar.
Não entendo
Por mais que tenha tentando compreender a razão do desmoronamento coral, não consegui. De vice-líder do primeiro turno a lanterna do segundo é algo muito estranho, até porque o mesmo vitorioso elenco virou saco de pancada.
"A minha dificuldade é administrar a necessidade de o time disputar o sub-20 e o profissional ao mesmo tempo".
Sérgio Alves
Técnico do Ferroviário (no Debate Bola)
Bagagem
No clássico de hoje, a vantagem do Ceará está também na maturidade de jogadores com experiência internacional e até com passagens pela Seleção Brasileira como Fernando Henrique e Magno Alves. Isso tudo teoricamente, claro. Isso pesa. Foi do Magnata, por sinal, o gol da vitória do Ceará sobre o Ferroviário no jogo de ida.
Inauguração
Belo o novo Estádio Fonte Nova, em Salvador. Gostei porque foi mantido formato ferradura que conheci em 1969. Sou saudosista. A presidente Dilma Roussef foi feliz ao dizer: "Este formato em ferradura da Fonte Nova dá uma atitude, um perfil especial a esse estádio. É a criatividade, uma das características maiores deste povo". Concordo.
Artilheiro
Na luta em busca da retomada, as esperanças corais estão no centroavante Giancarlo, que já marcou 19 gols no certame. Agora que quebrou o jejum no jogo passado, aliviando as pressões, Giancarlo poderá jogar à vontade e produzir melhor. Além disso, tem a orientação de Sérgio Alves, que também foi artilheiro.