Provação coral
O Ferroviário terá hoje mais um jogo ou mais uma provação? São cinco derrotas que quebraram o encanto da equipe. Na fase classificatória, o Ferrão trouxera esperança de dias melhores para a Barra do Ceará. Hoje, é só incógnita. O novo técnico, Sérgio Alves, terá duplo desafio: primeiro, iniciar carreira solo numa outra equipe que não a de Porangabuçu, onde se tornou idolatrado; segundo, tornar outra vez vencedor o time do Ferroviário. Há muitos anos não via tamanha metamorfose como a que aconteceu em tempo recorde no Ferroviário. Que nova mudança aconteça, agora sob o comando de Sérgio Alves, mas desta vez, claro, para melhor. Bons valores o time tem.
Já é hora
Mota não entrou bem no jogo passado. Já é hora do atacante buscar seu melhor momento. O turno caminha para a definição e ao Ceará urge tirar a diferença na pontuação. Mota deve seguir o exemplo de Magno Alves que gradualmente vai retomando a confiança. O Ceará precisa de você, Mota, "ontem".
Recordando. 1962. Seleção de Pacajus. A partir da esquerda (em pé): Guaporé, Assisinho, Antonio Carlos, Fernando, Carlinhos, Pedro Barros e Vicente. Na mesma ordem (agachados): Caboré, Paulinho, Donga, Didi (ex-Calouros), Jonas, Tibúrcio e Wilson. (Acervo do saudoso Jurandy Neves de Almeida).
Diferenças
O Ceará jogou mal em Juazeiro e perdeu para o Icasa. Ricardinho diz que o time não está em crise. Concordo com ele. Não há motivo para crise, mas há, sim, para alerta geral. O Horizonte, adversário do Vozão, jogou bem no Castelão, mas perdeu para o Fortaleza. Vi o jogo. Horizonte não mereceu perder. Placar justo teria sido um empate. Mas essas diferenças entre Ceará e Horizonte ficam aqui. Historicamente, há vantagem alvinegra. O elenco do Ceará é melhor, reconhecidamente melhor. Mas precisa transpor isso da teoria para a prática.
"Estamos com bom toque de bola, o time criou oportunidades contra o Icasa, mas acabou perdendo o jogo. Diante do Horizonte vamos ter mais atenção".
Lulinha
Meia do Ceará (entrevista à TV Diário)
Verdão
O Icasa, vice-líder, deu-se mal no Domingão, derrotado pelo Tigre (3 x 1). Mas segue imprevisível nas mãos do Diá. Hoje, em casa, terá suas vantagens. Naylor, Chapinha, Adalgísio Pitbull e companhia são favoritos. Pegam um Ferrão que está na pior. Mas não esqueçam: o lanterna Guarani/J, que não ganhara de ninguém, ganhou do Ceará.
Selecionadas
A última vitória do Brasil sobre uma seleção do primeiro plano mundial ocorreu ainda na "Era Dunga" (14.11.2009, amistoso em Doha, 1 X 0 sobre Inglaterra, gol de Nilmar). Atuaram cinco remanescentes da atual seleção: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Kaká e Hulk, que estreou naquela ocasião. (Dados de Airton Fontenele).
Comenda
Com muita honra receberei hoje na Loja Maçônica Dragão do Mar a comenda que leva o nome do Jangadeiro da Abolição. Sinto-me muito feliz pela distinção. Agradeço sensibilizado. A sessão solene, que marcará o 14º aniversário de fundação da Loja, será às 19h30 no Templo da Verdade, na Avenida do Imperador, 145, Centro.