Pontos voláteis
Na fase classificatória, Horizonte ganhou dois pontos de bonificação e o Ferroviário ganhou um ponto. Portanto, largaram na frente no segundo turno. Encerrada a quinta rodada, Horizonte e Ferrão viram sumir a vantagem que tinham adquirido. Pelo visto, voláteis são os pontos da bonificação. Apesar de importantes, não deixam de ser ilusórios. Na frente estão dois times que chegaram sem benefícios extras: Leão e Icasa. A propósito, o Icasa, terceiro da fase classificatória, já é vice líder, com a mesma pontuação (12) do líder Fortaleza. A vantagem dos pontos extras ajuda, mas gera a falsa expectativa de que garante distância mais significativa. Na prática, não é bem assim.
Recordando. 1969. Tiradentes. A partir da esquerda (em pé): Marcelo, Gilson, Expedito, Batista, Sérgio e Manoelzinho. Na mesma ordem (agachados): Hilton, Edilberto, Sessenta, Luiz Francisco e Marcondes. (Foto integrante do acervo do saudoso colaborador, Jurandy Neves de Almeida).
Compromisso
Que bom ver o gradual aproveitamento de jogadores jovens como Edinho e Vinícius no Fortaleza. Na medida em que Hélio dos Anjos for dando oportunidade aos novos valores maior o compromisso do Fortaleza com o futuro. Não sou contra a vinda de jogadores de fora, mas sou a favor de melhores espaços também para gente da terra.
Tempo
O Ceará terá retorno dentro e fora de campo se também continuar proporcionando oportunas chances a Luís Henrique, Epitácio, Gabriel, Everton, Potiguar e Romário. Potiguar requer um pouco mais de atenção. Tem vigor físico e boa estatura. Mas ainda terá de ganhar a necessária serenidade. Pura questão de tempo.
Números e camisas
Há muito se luta para que haja o máximo de profissionalismo no futebol cearense. Em alguns pontos evoluímos: vejam os estádios PV e Castelão. Mas os clubes estão pecando num item fácil de ser resolvido: a seriedade e responsabilidade na divulgação das escalas com os devidos números. Em três jogos seguidos, alguns atletas de times diversos entraram com número diferente do que tinha sido divulgado pelo próprio clube. Desleixo ou má-fé? Incrível. Na Europa, além do número, há na camisa o nome do atleta. Aprendam.
Líder em pontos
Roberto Carlos é o treinador que maior número de pontos obteve na atual competição: 42 em campo, além de dois de bonificação, num total de 44. Se o certame fosse de pontos corridos, o Horizonte seria líder absoluto. Há quem argumente que no primeiro turno não havia a presença de Fortaleza e Ceará. É verdade. No returno, o Horizonte está vacilante.
Dois gols
O leitor Edmilson dos Santos Vieira lembra fato interessante. Disse que na década de 1960 o Spartak de Moscou enfrentou o Fortaleza num amistoso no PV. O Spartak estava vencendo por 2 a 0. O atacante Zé Branco entrou no final do jogo, fez dois gols e empatou. Faz alguns dias que Zé Branco morreu. Edmilson era menino, mas jamais esqueceu esse detalhe.
"Ter sido personal trainer do Osvaldo é uma honra para mim. Aliás, a presença dele na Seleção Brasileira é mesmo motivo de orgulho para todos nós, nordestinos".
Roger Gouveia
Preparador físico do Fortaleza