Matéria-1240923

O dono da bola

´´

Desafio. Agora é com Hélio dos Anjos. O novo técnico do Fortaleza inicia seus trabalhos enfrentado logo o brioso Ferroviário. Objetivos de Hélio: ganhar o título estadual e subir para a Série B nacional. Mas hoje certamente atenção especial em Giancarlo.

Recordando. A partir da esquerda: o colaborador Paulo Freire e o ex-meia Adonias que nas décadas de 1960 e 1970 brilhou intensamente no Calouros do Ar, Ceará e Seleção Cearense. Adonias foi revelado pela seleção de Aracati. Também brilhou em Manaus onde jogou pelo Olímpico, Sul-Americana, São Raimundo e Seleção Amazonense. Adonias mora em Aracati.

Lulinha, deu show. O domínio do Ceará sobre o Tiradentes foi total. Vozão quis mais. Criou muitas situações de gol, perdidas por Anselmo, João Marcos e Lulinha. O Tigre se limitou a esporádicos lances de Dico, bom jogador. Ribinha ainda teve boa chance. Mas o Tigre ficou nisso. Com o gol de Lulinha (Ceará 1 a 0) no final do primeiro tempo e a expulsão de Fábio Santana no início da fase final, o Tiradentes desmoronou. O passeio do Ceará foi comandado pelo show de Lulinha, que marcou mais um gol e deu o passe para Anselmo fazer 3 a 0. Vicente ampliou (4 x 0). Lulinha, o dono da bola.

Gilson

Gilson Maciel, técnico do Ferroviário, mais tranquilo para enfrentar o Fortaleza. Motivo: retorno de Foguinho e Ted. No jogo passado ficou provado que o Ferrão sem esses dois, mormente sem Foguinho, tem comprometida a tarefa de ligação.

É clássico

Data meio esquisita, segunda-feira à noite, para um clássico da dimensão de Fortaleza x Ferroviário. Mas vale a pena. Vi o jovem time do Ferroviário várias vezes em ação. Ora bem, ora nem tanto. Situação bem semelhante à do Fortaleza.

No exterior eu vinha jogando de meia. Aqui, vinha me adaptando. As coisas vão se acertando. Hoje acabou dando certo".

Anselmo

Atacante do Ceará

Arbitragem

Procedem as reclamações dos dirigentes do Guarani contra a arbitragem de Luzimar Siqueira. Não sei a razão por que o gol de Moré foi anulado. O Horizonte, que não tem nada a ver com isso, retomou à liderança. Mas o erro da arbitragem foi imperdoável.

Ilusória vantagem

Assim como Ceará, Sport/PE e Vitória/BA na Copa do Nordeste, mais uma vez "dançou" um time que jogava com a vantagem do empate: o Vasco da Gama na Taça Guanabara. Botafogo ganhou e foi campeão.

Jogar pelo empate é vantagem volátil.

Notas & notas

Cardiologista, dr. Castelo, torcedor do Leão, cuida do meu coração. Mas aos pulos está o coração dele: seu filho Anderson Emanuel Calíope Castelo Branco Mourão concluiu Medicina em 2012 e já está aprovado em quatro residências médicas para anestesia. Beleza! Parabéns.

Sensibilizado

Sinto-me honrado por ter sido eleito o Radialista 2012 pelo colégio de jurados da PPE, comandada por Roberto Farias. Premiação dos Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Ceará logo mais às 10 horas no auditório da Assembleia Legislativa.