Os critérios dos gols
Passou a folia. O Fortaleza nem soube o que foi Carnaval. Concentração total no jogo de hoje diante do Santa Cruz. Alerto para a importância na marcação de gols nesta nova fase, pois os dois primeiros critérios de desempate levam isso em consideração: 1º) maior saldo de gols; 2º) maior número de gols pró no campo do adversário. Na fase classificatória, o Santa marcou 9 gols, sofreu 5, tem saldo de 4; o Fortaleza fez 9, sofreu 6, tem saldo de 1. A expulsão de Jailson trouxe sério prejuízo: justo quando o Leão mais precisará de assinalar gols, ele ficará fora. Taí o Santa, time que mais pontuou: 15. O Leão terá de abrir, pois, boa margem para levar vantagem no jogo de volta em Recife.
Expectativa
Lembro como se fosse hoje o dia em que Lulinha, atuando pelo Bahia, deu show de bola e engoliu o Ceará. A expectativa é simples: que Lulinha faça pelo Ceará o que aqui mesmo mostrou no PV quando esteve em campo oposto. É jovem, tem talento. Certamente o técnico Ricardinho, que o conhece bem, disso tirará o melhor proveito.
A rodada
Jogo mais importante da rodada de hoje pelo Campeonato Cearense: Crato x Ferroviário. Ferrão defende a liderança. Se tropeçar, poderá perder a liderança para Horizonte, caso este obtenha vitória diante do Maracanã. O terceiro interessado, o Guarani de Juazeiro (3º colocado) só jogará no dia 17, diante do Icasa, no clássico do Cariri.
Recordando. Década de 1990. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda, só os jogadores e o técnico (em pé): Bertoldo, Santos, Solimar, Paulo Adriano, Jorge Luís, Argeu e Astênio. Na mesma ordem (agachados): Marcelo, Marquinhos, Saulo, Chiquinho e Rômulo.
Equilíbrio
Duas vitórias seguidas e subida de produção. O Ceará bateu no Bahia em pleno Pituaçu (1 x 2) e no Itabaiana no PV (3 x 0). Impressão de que seguiria em ascensão. A goleada sofrida em Natal mostrou que não era bem assim. Mas, a favor do alvinegro, apesar do tropeço, o reconhecimento público da evolução. Gradual, sim, mas evolução. O Vitória tem Deola, bom goleiro, Michel, que foi ídolo do Ceará, e Marcelo Nicácio, que alternou bons e mais momentos quando por aqui passou. Os times estão no mesmo nível. A tradição cuidará de equilibrar o resto.
13 pontos
O técnico cearense, Oliveira Canindé, está fazendo bonito no comando do Campinense na Paraíba. No grupo D, classificou em segundo lugar o time para as quartas de final da Copa do Nordeste. E com um detalhe importante: pontuou mais que Fortaleza e Ceará. O Campinense fez 13 pontos, atrás do líder Santa Cruz, que fez 15.
Zagueiro
Erivelton é profissional sério, responsável. Poucos se cuidam como Erivelton se cuida. O Horizonte assinalou grande tento ao contratá-lo. Ele tinha convites de um time de Manaus e de times do interior de São Paulo, mas optou por permanecer no futebol cearense porquanto está adaptado à cidade de Fortaleza, onde há tempo ficou residência.
"Falta ainda alguma coisa, mas, na hora em que foi preciso, o time soube dar a resposta positiva e obteve a classificação. É assim que vamos enfrentar o Santa Cruz".
Lucas
Volante do Fortaleza