Nível preocupante
Dizem os especialistas que o futebol cearense não lograva êxito no Campeonato Brasileiro porque vinha de um certame estadual de baixo nível. Mas Agora com a Copa do Nordeste, teoricamente de nível superior, não mais haveria a prejudicial disparidade. Não me parece assim. Nossos times estão passando dificuldades na própria Copa do Nordeste. Se quiserem mesmo subir de série no Brasileirão, terão de melhorar muito. De antemão, vale logo uma advertência: enquanto perdurar o baixo índice de aproveitamento nas conclusões, dificilmente os nossos times alcançarão sucesso. Continua vogando o alerta feito há tempo pelo médico Russen Moreira.
Anos anteriores
Em 2011 o Ceará caiu para a Série B exatamente pelo elevado número de erros nas finalizações. Em 2012, pelo mesmo motivo não retornou à Série A nacional. Há anos o Ceará não mantém uma sequência de gols. Por Porangabuçu passaram incontáveis atacante. Nenhum correspondeu na medida esperada.
Goleadas
Em quatro jogos, o Fortaleza passou três deles sem assinalar gols: Confiança, 3 x 0; Sport, 0 x 0; Sport, 3 x 0. São 270 minutos sem marcar. Fez 3 a 0 no modesto Sousa, mas, quando diante de um time de maior expressão, o tricolor cearense revelou incrível incompetência no momento mais importante: o de concluir. Graves consequências, pois.
Recordando
Na década de 1960, "fazer pista", bem à beira do gramado, era trabalhar nas transmissões de futebol pelo rádio. O repórter dava detalhes dos lances. Hoje, o "pista" não fica tão próximo como antigamente. Na época, trabalhavam nessa função, dentre outros, Jurandir Mitoso, Colombo Sá, Peter Soares, Daniel Campelo, eu, Vilar Marques, Chico Rocha, Moésio Loiola e os saudosos Lúcio Sátiro, Carlos Alberto e Carlos Alberto Moreira (Bebeto, papai sabe tudo). Desse grupo, seguem no rádio, Mitoso, Colombo, eu, Daniel, Vilar, Chico e Moésio.
Dia especial
A partir da esquerda: Belmino, o aviador Jaime Neto e o colunista. Amanhã, Belmino completará 65 anos de idade e 48 de profissão. Uma vida dedicada à comunicação. Outra paixão sua é a aviação. Bel já foi piloto de aviões. Foto batida em 2012 quando ele curtia um "papo aéreo" no Catuleve, Clube de Aviação Esportiva, em Aquiraz. Parabéns, velho Bel!
Perseverança
No Horizonte a filosofia difere da dos demais times. Ao contrário da maioria dos dirigentes, que logo mandam embora o técnico após três jogos sem vencer, Paulo Vagner manteve Roberto Carlos mesmo após perder o tri da "Fares Lopes" e a vaga para a Copa do Brasil. A perseverança deu certo: Roberto Carlos está há seis jogos sem perder. E líder.
Notas & notas
Argeu dos Santos, que há alguns anos montou o forte Horizonte, tem nova missão: tornar vitorioso o Guarany/S. Tem condições. /// No blog http://www.victorhannover1.blogspot.com.br/ o repórter posta fotos e vídeos de momentos simples em Londres e Paris. Em breve, também de Milão, Veneza e Roma. E com as poesias daí inspiradas.
"A forma como perdemos não é digna do que o São Paulo mostra e precisa mostrar. Não se pode jogar assim em qualquer lugar do mundo".
Rogério Ceni
Goleiro do São Paulo, na derrota de virada (4 x 3) para o Bolívar, após estar ganhando por 3 x 0.