Matéria-1226339

A mexida tricolor

O técnico Vica deve ter ficado assustado com o que viu em Aracaju, quando da goleada sofrida pelo Fortaleza (3 x 0). Promove mudanças na equipe. É necessário. Mas fica difícil uma avaliação com base num único jogo porque pode levar a equívocos. Mexer em que posições, se ninguém jogou bem? A favor do técnico o fato de conhecer o dia a dia do grupo. Sabe, pois, quem poderá contribuir para imediata reação. De minha parte, repito: pelo menos Lucas e Marinho Donizetti se escalaram. Digo sempre que o atleta se escala quando joga bem. Foi o que aconteceu. Sacudida nos brios também tem bastante significado em momentos assim. Inadmissível nova pasmaceira.

Apresentação

Na primeira rodada da Copa do Nordeste, cartões de apresentação. O Itabaiana, adversário do Ceará hoje, é exemplo de composição pouco conhecida: Sérvulo; Ricardinho, Silvio, Celso e Nininho; Raulino (Nilson), Edson, Diego Silva (Eduardo) e André; Furlan e Fernandes (Júnior). Ainda assim deu muito trabalho ao Bahia.

Cumprir a lei

A Arena Castelão não tem autoridade para credenciar cronista. Quem credencia é a Apcdec e a Abrace. Há lei federal disciplinando o assunto. E essa lei tem de ser obedecida. O cronista tem direito de ingressar em qualquer estádio do Brasil, desde que munido das carteiras expedidas por essas duas entidades.

Apontando caminhos. O técnico do Ceará, Ricardinho, mostra ao grupo como quer o desempenho da equipe. Ele prega um futebol de combate imediato pela posse de bola e apoio dos volantes mais em cima, nas saídas ao ataque. Pelo menos foi o que entendi das entrevistas que ele concedeu. No jogo de estreia ainda não foi possível ver bem definidos tais procedimentos.

Recordando

Na década de 1960, a Rádio Dragão do Mar foi líder de audiência nas transmissões de futebol. Imbatíveis os saudosos Ivan Lima (narrador) e Paulino Rocha (comentarista). Patrocínio: Lojas A Cruzeiro, as lojas líderes em confecções. Lá trabalhava o Mourão, gerente muito simpático. Não faz muito, eu o encontrei na Igreja São Vicente de Paulo. A chamada do tempo de jogo tinha o patrocínio da Aguardente Canta Galo (se não me engano, empresa do Ivan Barroso ou de um cunhado dele). A Dragão não mais transmite futebol. O tempo passou.

Pode mais

Não diria que Fransérgio teve estreia ruim pelo Ceará senão razoável apresentação. Ele tem potencial. Quero acreditar que, na medida em que for ajustando o ritmo, Fransérgio voltará a mostrar o futebol de qualidade que apresentou no Atlético/PR, Paraná, Internacional/RS e Criciúma. Ele tem apenas 23 anos. Muito chão pela frente.

Revista

Impecável, pela correção, sensibilidade e beleza, o texto de abertura escrito por Ingrid Braquehais na matéria publicada pela Revista Entrevista (UFC), que desnudou os sentimentos e a vida do repórter Victor Hannover. Ingrid (chamada de Guidi Mb) cursa Jornalismo e já antecipa uma trajetória que se prenuncia brilhante. Parabéns.

O que passou, passou. Agora é esquecer a goleada sofrida em Sergipe e pensar positivo para encarar o Sousa da Paraíba. Hora de dar a volta por cima".

Ciro Sena
Zagueiro do Fortaleza