Matéria-1224938

Otimistas e pessimistas

Opiniões divididas: uns acham que, da noite para o dia, o torcedor assumirá no Castelão a civilizada conduta dos europeus; outros, pelo contrário, entendem que os vândalos continuarão fazendo estragos, mesmo na nova era. O secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, faz parte do primeiro grupo. Na sua avaliação, com as rígidas providências adotadas no setor de segurança, mesmo os mais afoitos pensarão duas vezes antes da prática de um ato desabonador. Assim, entre otimistas e pessimistas, vejo lógica nos dois argumentos. Por isso mesmo oscilo entre os que acreditam numa milagrosa mudança comportamental para melhor e os que não acreditam nunca em tal mudança.

Conscientização

A melhor maneira de acabar com as brigas entre torcidas não será apenas policiamento em pontos estratégicos. Vale muito a conscientização de seus líderes. Primeiro passo, não permitir provocação nem marcação de confrontos via internet. A pacificação somente será conseguida se começar de dentro para fora. Sem isso, pura utopia.

Não desistir

Alô, Luiz Torquato! A goleada sofrida diante do Icasa não deve ser motivo para o Guarany mudar a filosofia de aproveitamento de jogadores dos municípios da região. Goleada, na maioria das vezes, é mesmo acidente de trabalho. Mas é bom ficar de olho para saber até que ponto tal derrota pode ter comprometido a confiança dos atletas.

Taí o livro. O escritor Saraiva Júnior concluiu a obra tão esperada sobre a vida de Mozart, o melhor jogador cearense de todos os tempos. Um relato, com detalhes, do sucesso, vitórias e conquistas do grande ídolo, mas também enfocando os tropeços e crises existenciais desse notável jogador. O lançamento acontecerá brevemente.

Recordando

Algumas bandeiras do Ceará e do Fortaleza entrelaçadas e costuradas, juntas, no PV. O América, campeão cearense de 1966, representou o Estado na Taça Brasil de 1967. Perdera para o Náutico em Recife (1 a 0). Precisava tirar a diferença no PV. Nesse jogo o saudoso Mozarzinho deu a famosa bicicleta, que a todos encantou, mas a bola bateu na trave. O jogo terminou 0 a 0. O América foi eliminado, mas fez o milagre de lotar o PV com as torcidas de Fortaleza e Ceará unidas. Hoje, bem que o secretário Ferruccio Feitosa tentou juntar as torcidas outra vez. Mas foi voto vencido.

Técnico

A boa campanha do Ferroviário tem tudo a ver com o trabalho que o técnico Gilson Maciel há realizado. Está dando retorno a filosofia de apostar num time jovem, com a vinda também de jovens atletas de outros estados brasileiros. O gradual crescimento de produção revela a afirmação de Everton, Foguinho, Giancarlo e companhia.

Especial

Manoel Moura, presidente da Federação de Futebol de Mesa do Ceará (Futmece) e a diretoria da entidade pretendem abrir a temporada 2013 com um jogo especial. Eles sugeriram que eu e Júlio Sales façamos a partida inaugural, simbólica, de 10 minutos. O vencedor ganhará o troféu "Debate Bola". Perfeito. Vamos acertar data e hora.

"O time está seguindo bom planejamento. Avalia quem chega, avalia quem está subindo das bases, enfim, todos trabalham para acertar também".

Marlon
Zagueiro do Ceará