Os pessimistas
Há quem, por natureza, procure sempre o lado negativo das coisas. Sob a ótica dessa gente, o Campeonato Cearense é matéria de segunda classe. Discordo. O nosso feijão com arroz tem sabor, sim. E será o caminho da salvação. Explico: é nesse certame que os jovens valores aqui da terrinha têm oportunidade. O aproveitamento correto deles poderia reduzir a dependência que temos no tocante a importações. Para que contratações bombásticas, estrondosas na mídia e não raro pífias em campo? No dia em que os pessimistas tirarem a venda dos olhos, certamente enxergarão o que seu sentimento refratário impede, ou seja, o lado positivo do nosso futebol.
Avanços
Observem como o Guarani de Juazeiro evoluiu do primeiro para o segundo jogo. A vitória (3 x 1) sobre o Tiradentes provou isso. O Ferroviário, não obstante o empate com Horizonte (tabu difícil de quebrar), também apresentou evolução no conjunto. Horizonte manteve o padrão. A tendência é haver crescimento geral.
Consciência
O exemplo de Klose, que avisou ao árbitro o gol com a mão que marcara pela Lazio sobre o Napoli, deveria ser seguido. Não foi a primeira vez que Klose demonstrou honestidade. Em 2005, no Werder Bremen, avisou ao árbitro a marcação de um pênalti inexistente em favor de sua equipe. O árbitro desfez a marcação. Consciência é isso.
Pelé x cearenses
Pelé atuou nove vezes contra times cearenses: 18.07.1959, PV, Fortaleza 2 x 2 Santos, dois gols de Pelé; 07.11.1967, PV, Ferroviário 0 x 5 Santos, um gol de Pelé; 04.08.1968, PV, Ferrão 0 x 0 Santos; 10.10.1971, PV, Ceará 0 x 0 Santos; 03.12.1972, PV, Ceará 2 x 1 Santos (Pelé fez um gol e foi o milésimo jogo dele pelo Santos); 23.09.1973, PV, Ceará 2 x 0 Santos; 23.01.1974, Castelão, Fortaleza 1 x 5 Santos (Pelé fez dois gols). 03.04.1974, Romeirão, Guarani/J 0 x 2 Santos; 18.07.1974, na Vila Belmiro, Santos 1 x 1 Fortaleza. (Dados de Airton Fontenele).
Recordando
Aí está o cearense Mirandinha, quando centroavante titular do Palmeiras/SP. Ele jogou no Palmeiras em três períodos: 1979/80, 1986/87, 1989/90. Diversas vezes atuou pela Seleção Brasileira (principal e olímpica). Foi revelado pelo Ferroviário. Mora em Fortaleza. Está engajado no projeto Espaço Cultural Castelão. Colaboração de Gabriel - Messejana).
Acerto
Nos dois jogos que fez pelo Horizonte no atual Campeonato Cearense, o veterano e bom goleiro Jefferson demonstrou que estava certo quando deixou o cargo de gerente do clube para voltar aos gramados. No momento, divide com Rodrigues e Marleudo as honras de melhor do certame até aqui.
Trabalho
O técnico Ricardinho e toda a comissão técnica do Ceará estiveram no PV, assistindo ao jogo Ferroviário x Horizonte. Responsabilidade profissional é isso. O alvinegro só estreará no Campeonato Cearense 2013 na segunda fase, mas Ricardinho quis logo ir conhecendo os possíveis futuros adversários, independente de quem venha a se classificar nesta fase ou não.
"Se eu marcasse com a mão um gol, não confirmaria nada para o árbitro. Deixaria a decisão com os que são responsáveis por isso. Não diria nada. Faz parte da cultura daqui".
Niel
Atacante do Guarani/J