Matéria-1221391

Dedicação e eficiência

Festa para Ronaldo Angelim no Pici. Merecida recepção. Ele tem história no futebol brasileiro. O senso profissional de Angelim é exemplar. Sabe se cuidar como atleta. Não vacila. Por isso mesmo espero que ele seja muito útil nesta campanha tricolor 2013. Angelim sabe fazer autocrítica. Reconhece quando não está bem. E aceita até a reserva mesmo quando injustiçado como foi por Luxemburgo no Flamengo. Tem dignidade. Não raro dá a volta por cima. Como disse em comentário anterior, não esperem dele a mesma velocidade e vigor físico de quando era jovem. Mas esperem dele a mesma dedicação e eficiência, adequadas à sua atual fase da vida. Bravo Angelim!

Ao vivo

Hoje, 20h10, direto de Sobral, a TV Diário mostra ao vivo e com exclusividade a estreia do Guarany diante do Crato. O jogo será no Estádio do Junco. O time do Crato, apesar da derrota para o Ferroviário (1 x 0) teve alguns bons momentos, máxime com Janeudo e Lamar. Mas Paulinho Guerreiro precisa melhorar as finalizações.

Esperanças

O atacante Giancarlo, no estilo Jardel, vem dominando o espaço aéreo nos jogos corais. Tem marcado gol em todos os jogos. Mas quem recebeu fartos elogios da crônica foi o meia Foguinho. Amanhã, diante do Horizonte no PV, a torcida coral está mobilizada. Expectativa de um grande público no Estadinho da Gentilândia.

Do Fenômeno

No Flamengo, de 2006 a 2011, Angelim alcançou o auge de sua carreira. Em 2009, fez o gol do título brasileiro da Série A para o Flamengo, virando (2 x 1) em cima do Grêmio.l Na época, o outro Ronaldo, o Fenômeno, numa entrevista concedida ao narrador Galvão Bueno, no "Bem Amigos", considerou Angelim o zagueiro ideal. E acrescentou que gostaria de ter Angelim na sua equipe (o Fenômeno atuava pelo Corinthians). Uma das maiores injustiças que já vi foi Angelim jamais ter sido convocado para a Seleção Brasileira.

Oportunidade

Alô, Leandro Serpa, presidente da comissão de arbitragem da FCF! As integrantes do quadro de árbitros deixaram claro, na TV Diário, que esperam mais chances este ano. Observa-se ainda certa discriminação quando assunto é mulher trabalhando em jogos de futebol masculino. Mas não deveria ser assim.

As meninas

No Debate Bola recebi a agradável visita de quatro das oito integrantes do quadro de árbitros da FCF: Carolina Romanholi, Magna Leilane, Mariana Mota e Keully Queiroz, moças inteligentes, preparadas e que merecem melhores oportunidades. Magna, inclusive, concluiu o mestrado. A tese que defendeu versou exatamente sobre arbitragem.

Recordando. Recebi do grande narrador Foguinho (Francisco de Assis) o livro no qual conta episódios de sua vida. Estive com ele nas Copas da Itália (1990), Estados Unidos (1994) e França (1998). Foguinho deu show. Hoje ele é comentarista na querida cidade de Juazeiro do Norte.

´´Gosto do futebol de toque que envolva o adversário, que busque os resultados. Gosto de usar linha de quatro. Um modelo que incentive a saída de bola".

Ricardinho
Técnico do Ceará