Tabu desafia os tempos
Mais um ano futebolístico começa para os clubes cearenses. Hoje, 16 horas, ao vivo (TV Diário), Ferroviário x Crato. Continuará este ano o tabu de nenhum time do interior ter conquistado em campo um título estadual? O regulamento mudou, dando melhores chances aos concorrentes de Ceará e Fortaleza, pois esses dois só ingressarão no certame na segunda fase. É hora de os times do interior abrirem vantagem, mesmo tendo adversários como Ferrão e Tiradentes. Nos últimos 17 anos somente Ceará e Fortaleza ganharam o título estadual. O Leão faturou nove; o Ceará faturou oito. O último título estadual que não foi para Porangabuçu ou Pici aconteceu em 1995, no bi do Ferroviário.
No cargo. Roberto Carlos, técnico do Horizonte, foi o único que permaneceu no cargo durante todo o ano 2012, embora tenha perdido o tri da Copa Fares Lopes e a vaga na Copa do Brasil. Ultrapassou as turbulências. O Horizonte experimenta período de transição. Já começa hoje diante do debutante São Benedito. Imprevisível.
Primeiros e últimos
Há passagem bíblica onde está escrito: "Assim, os últimos serão primeiros e os primeiros serão últimos". Ora, os últimos que ingressarão no estadual serão Ceará e Fortaleza. E serão eles novamente os primeiros? A citação do evangelista Mateus (20,16) tem outro sentido que não o de uma fila comum, pois se refere ao fervor e engajamento, independe da ordem de chegada. Alguém pode aderir à religião mais tarde, mas com maior devoção e entrega. Aí, mesmo sendo último no inicio, será primeiro no fim. No futebol nem sempre é assim.
´´Enquanto eu for presidente da FCF, a Copa Fares Lopes não acabará. É ela que garante o segundo semestre dos nossos times que não disputam competições nacionais"
Mauro Carmélio
Presidente da FCF
Mais próximo
O futebol de Juazeiro foi o que mais perto esteve de conquistar em campo um título estadual. Foram sete oportunidades. Icasa, Juazeiro e Guarani foram vice-campeões. Icasa (1993, 1995, 2005, 2007, 2008), Juazeiro (1999) e Guarani (2011). Resta saber quem quebrará este tabu que já resiste a cinco décadas.
Vexame
O Icasa é o único time do interior que tem um título de campeão cearense. ganho no tapetão com Ceará, Fortaleza e Tiradentes, em 1992, quando decisão esdrúxula proclamou quatro campeões. Até hoje isso serve de pilhéria. Vexame também no futebol paulista que teve dois campeões em 1973: Santos e Portuguesa.
Livro
Fiquei feliz ao receber exemplar do livro Peril-Piritim-Pilim, escrito pelo jovem F. P. Mastrillo, filho do meu amigo treinador e ex-jogador Mastrillo. O conto leva a reflexões oportunas. Muito bom. O jovem Mastrillo demonstra também a importância da fé em Jesus Cristo, que é seu norte diante da vida.
Recordando. Década de 1970. Lulinha, Pedro Basílio, Zé Carlos, Queiroz, Louro e Ronner. Dudu, Beijoca, Amilton Melo, Chinesinho e Plínio. Narrei muitos jogos desse timaço tricolor.