Esperança do Magnata
Dois momentos na relação do Ceará com Magno Alves. Na sua primeira passagem aqui, sucesso absoluto. Isso despertou o interesse do Atlético Mineiro que o contratou. Magno deixou plantada nos corações dos torcedores de Porangabuçu a inesquecível imagem de goleador implacável. Este ano, no retorno ao Ceará, Magno amargou a outra face do futebol: a do insucesso. Agora um desafio para 2013: a retomada de Magno para provar que tem condições de outra vez ser artilheiro, emocionar multidões e encantar plateias pelos gramados do país. O Magnata é esperança da torcida. O Ceará precisará muito de seus gols. Reencontro marcado: 27 de janeiro, no Castelão.
Incisivo
Dos jogadores que chegaram para o Ceará, um me chamou atenção pela forma incisiva com que disse estar pronto para jogar: Eric. Ele não fez o tipo que pede tempo para entrar em forma. Pelo contrário, Eric afirmou que está em forma porque continuou treinando, mesmo após ter concluído a temporada pelo Criciúma.
Campeões
Dia 5 de janeiro próximo começará o Campeonato Cearense. Sinto falta de times que foram campeões como América e Calouros do Ar. A profecia do jornalista Alberto Damasceno confirma-se: "No dia em que América e Calouros caírem, nunca mais subirão". Anos passam e parece cada vez mais difícil a ascensão desses dois ex-campeões estaduais.
Recordando
Nas décadas de 1950 e 1960, uma geração de notáveis narradores de futebol marcou o rádio cearense. Jaime Rodrigues brilhou na Rádio Iracema, Rádio Uirapuru e Ceará Rádio Clube. Em 1970, fiz uma narração em dupla com ele na Rádio Dragão do Mar, mas ali o Jaime já estava abandonando a carreira. Jaime morreu em março de 2011. Outro que empolgou multidões foi Ivan Lima. Ele teve seu momento mais marcante na Rádio Dragão do Mar. Depois, Ivan destacou-se em Recife. Foi um dos melhores narradores que conheci. Morreu em 1994.
A vez é dele
Se uma contusão não tivesse afastado dos gramados o João Carlos, certamente esse goleiro do Fortaleza teria sido escolhido o melhor da temporada. Ele vinha bem no certame, sendo um dos esteios do Leão. Para 2013, plenamente recuperado, João Carlos tem tudo para realizar o que, em razão da contusão, não conseguiu este ano.
Participação
Conversei pessoalmente com o presidente do tetra tricolor, Renan Vieira. Achei sensata a posição dele ao explicar o motivo pelo qual declinou do convite para assumir o departamento de futebol do Leão. Tenho certeza de uma coisa: jamais Renan deixará de ajudar o Fortaleza. Aliás, já provou isso em situações diversas e adversas.
Destaque. O ano que vai terminando está sendo muito especial para Osvaldo. Foi do Ceará para o São Paulo, onde comprovou seu talento e fez com que seus críticos mudassem de opinião. E já há quem o considere pronto para ter uma oportunidade da Seleção Brasileira. O pesquisador Airton Fontenele o colocou como um dos futuros convocados para a Canarinho.
´´2013 será um ano melhor para o Ceará. As contratações estão sendo criteriosas. E são amplas as possibilidades de acerto e de voltar à Série A".
Evandro Leitão
Presidente do alvinegro