Matéria-1218077

Cartão de apresentação

Os clubes estão de volta às atividades. Preparação para a temporada que já começa no dia cinco de janeiro de 2013. Alguns, como o Tiradentes, já estão treinando desde o mês de novembro. Outros, como o Ceará, só ontem deram a largada. Por enquanto, tudo ainda muito morno. É natural. Um pouquinho de preguiça. Atrasos acontecem. Justificativas plausíveis e justificativas maquiadas. Tempo ao tempo. Nesta reta final do ano, o reencontro é mais cartão de apresentação que de trabalho puxado. Somente em janeiro será para valer. Hora de tirar a diferença e voltar à balança. Quebrar o que os docinhos de Natal e Ano Novo trouxeram a mais.

Profeta

Pesquisador Airton Fontenele resolve "arriscar" e faz a lista dos 23 prováveis jogadores que serão chamados para a Canarinho em janeiro de 2013, ano da Copa das Confederações. Titulares: Cássio, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Fábio Santos; Ramires, Paulinho, Oscar e Kaká; Neymar e Fred. A conferir, pois.

Reservas

Quanto ao time reserva, ele fez uma lista com mais alternativas: Cavalieri e Jefferson ou Diego Alves; Maicon ou Alessandro, Dedé, Rever e Carlinhos; Lucas, Ralf ou Arouca, Bernard e Ronaldinho Gaúcho; Hulk e Leandro Damião ou Osvaldo. Observem na lista a presença do cearense Osvaldo, que hoje brilha no São Paulo.

A rodada

O fim de semana que se aproxima será o último sem bola rolando. Já no sábado seguinte, 5 de janeiro, no PV, Ferrão x Crato e no Moraisão São Benedito x Horizonte. Domingo, dia 6, Maracanã x Tiradentes no Moraisão e Guarani x Icasa no Romeirão. Atenção especial para São Benedito e Maracanã que estreiam na elite. Fizeram bonito na segundona, mas o desafio agora é maior. O técnico do Maracanã, Erasmo Forte, disse que o time buscou reforços em outros estados do Nordeste e que a meta inicial é mater o time na Série A.

De volta

Bechara, recuperado, prepara sua volta ao futebol. Poderá ser na Dinamarca, aqui ou em São Paulo. Bechara é profissional tão responsável que só admitiu retornar aos gramados após ser informado pelo seu médico de que estava totalmente curado da contusão. Ele entende que ainda tem futebol de alto nível para mais três anos.

Injustiçado

O goleiro Félix, titular do tri do Brasil no México em 1970, morreu este ano. Na Veja desta semana, texto mostra o quanto Félix foi injustiçado. Ele mesmo dizia: "O Barbosa foi crucificado por não ter ganho a Copa de 1950 e eu por ter ganho a Copa de 70". Não esqueçam: na Copa de 70, Félix fez defesas que salvaram o Brasil diante da Inglaterra e diante do Uruguai.

´´Após passar tanto tempo parado, contundido, eu fiquei muito emocionado ao ouvir a torcida do Ceará, em coro, chamando meu nome no estádio".

Romário
Atacante do Ceará, que terá as companhias de Magno Alves e Cleo na linha de frente alvinegra.

Recordando. Bonito gesto de solidariedade e respeito fizeram o técnico Daniel Frasson, Marcos Gaúcho e integrantes do Sindicato dos Jogadores Profissionais. Numa visita cordial, eles foram à casa do eterno ídolo, Gildo. Gildo, graças a Deus, está bem. Ele acompanha diariamente todos os programas esportivos da TV Diário.